A verdade sobre Shampoo Bomba e Monovin A

facebooktwittergoogle_pluspinterest

A verdade sobre Shampoo Bomba e Monovin A

Não é difícil entender porque o shampoo bomba ficou conhecidíssimo pela internet afora. Quem não se impressiona com uma misturinha de três ingredientes simples, baratos, fáceis de encontrar e que prometem fazer o cabelo crescer de 4 a 7 cm por mês?!

(Pra comparar: a média de crescimento normal do cabelo é de 1,25 cm por mês).

O shampoo bomba ganhou legiões fervorosas de fãs, que dizem ter tido resultados maravilhosos e têm muitas fotos de antes e depois pra comprovar todos os elogios feitos a esse coquetel capilar milagroso.

O problema é que, quando estamos falando de produtos pra cabelo, geralmente o que parece bom demais pra ser verdade realmente não é verdade.

Junto com os depoimentos apaixonados, vieram também as dúvidas e a polêmica relacionada a um dos componentes do shampoo bomba, o Monovin A, um produto que não é feito para ser utilizado em seres humanos (!).

Vamos investigar o que existe de verdade por trás do famoso shampoo bomba – e o que não passa de falácia.

Ingredientes do shampoo bomba

Os componentes pra se produzir o famoso shampoo bomba seriam:

  • Monovin A, um superconcentrado de vitamina A (em forma de éster de retinol) em veículo oleoso (óleo de amendoim);
  • Bepantol líquido, uma fórmula de dexpantenol (uma das apresentações da vitamina B5) comercializada como cicatrizante para a pele;
  • Qualquer shampoo sem sal.

Os ingredientes deveriam ser combinados em uma determinada proporção e a mistura seria utilizada para lavar os cabelos regularmente.

Vamos analisar cada um desses ingredientes, começando pelo mais controverso deles, o Monovin A.

Monovin A

Caixa e frasco de Monovin A, ingrediente do Shampoo BombaO Monovin A é basicamente um concentrado de vitamina A numa base oleosa (feita de óleo de amendoim), comercializado em frascos-ampola contendo 20 mL. Nada de mais até aqui, certo?

A polêmica começa porque o produto é de uso veterinário.

O Monovin é recomendado para tratar quadros de hipovitaminose A (deficiência de vitamina A) em cães, gatos, porcos, cavalos e bois. O problema pode provocar danos à visão, diarreia, paralisias, convulsões, abortos, infertilidade e problemas de pele.

“O Monovin A é usado pra fazer a crina dos cavalos crescer mais, certo?”

Errado. Vários dos blogs que recomendam o uso do Monovin A dizem que ele é feito para estimular o crescimento da crina dos cavalos ou dos pelos de outros animais, o que não é verdade.

A bula menciona “pêlo sem brilho” como um dos sintomas da falta de vitamina A, mas não fala absolutamente nada sobre o crescimento dos pelos (seja como sintoma da hipovitaminose ou como promessa do efeito do tratamento).

O produto é aplicado nos animais via injeção intramuscular profunda (não aplicado sobre a crina do cavalo, nem injetado na parte da pele onde os folículos capilares produzem os pelos).

“Mas é só vitamina, certo? Que mal pode fazer?”

A resposta é: muito mal. O excesso de algumas vitaminas pode ser tão ou mais prejudicial do que a deficiência delas. Isso é mais preocupante ainda no caso das vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, que são armazenadas no corpo por mais tempo e não têm o seu excesso eliminado com tanta rapidez.

Alguns dos sintomas da intoxicação por excesso de vitamina A são enjôo, fraqueza, sonolência, dores musculares e abdominais, visão turva, febre, anemia, diarreia, ressecamento das mucosas, problemas no fígado e, veja só a ironia, queda de cabelo.

É isso mesmo que você leu. Vitamina A demais pode fazer o seu cabelo cair.

“Mas o corpo pode absorver a vitamina A que eu passo na cabeça?”

Pode sim, mas graças a Deus isso não parece acontecer em níveis significativos com o shampoo bomba, senão muitas pessoas já deveriam ter desenvolvido problemas preocupantes de saúde.

Faz a conta com a gente: a concentração de vitamina A no Monovin é de 10.000.000 UI (unidades internacionais) em cada 100 mL. Cada frasco de Monovin A tem 20 mL (ou seja, 2.000.000 UI). A receita do shampoo bomba pede 1 mL, o que dá 100.000 UI.

A recomendação diária de vitamina A é de 2.300 UI para mulheres e 3.000 UI para homens. A dose máxima considerada segura para seres humanos é de 10.000 UI. Só esse 1 mL de Monovin A que você está colocando no seu shampoo bomba tem dez vezes essa dose.

Comparação entre Monovin A e recomendação diária de vitamina A para seres humanos

A vitamina A em 1 mL de Monovin A (quantidade colocada no Shampoo Bomba) é dez vezes maior do que a dose que um ser humano pode consumir em um dia sem correr o risco de apresentar reações adversas (cada frasco de Monovin A tem 20 mL, ou seja, 200 vezes esse limite).

É claro que o Monovin A é diluído no shampoo, então você não passa 1 mL inteiro na cabeça toda vez que lava os cabelos com o shampoo bomba. Além disso, não se sabe se o tempo que ele fica em contato com o seu couro cabeludo durante a lavagem é suficiente pra promover qualquer absorção significativa.

Mas também é claro que a sua alimentação normal continua fornecendo vitamina A para o seu corpo, além da que estaria supostamente entrando pela sua cabeça. Isso sem contar com outros suplementos alimentares ou medicamentos retinóides (que são feitos a partir da vitamina A e também podem interferir nesse quadro) que você possa estar usando.

O resultado dessa conta é imprevisível. Basicamente, você está lidando com um cenário sem nenhum controle de segurança, fazendo o seu cabelo e o seu corpo de cobaias e arcando com todos os riscos da experiência (vamos voltar neste ponto ao final do post).

“Pode ser que a vitamina A esteja indo somente até o folículo capilar, sem entrar na corrente sanguínea?”

Pode, assim como também pode ser que a vitamina A não esteja nem sequer chegando aos folículos capilares.

Os laboratórios que desenvolvem tratamentos para a alopecia androgenética (calvície tradicional) trabalham dia e noite pra desenvolver fórmulas que sejam capazes de carregar os medicamentos até os folículos capilares sem que eles entrem em quantidade significativa na corrente sanguínea (utilizando produtos transdérmicos, com lipossomas, micropartículas e outros métodos).

Acertar essa conta depende do tipo de substância, do veículo utilizado, do tempo de exposição, da pele onde o produto é aplicado, enfim, de uma série de fatores. Usando uma mistura caseira, não temos ideia de quanto da vitamina pode estar sendo absorvida pelo corpo, quanto penetra apenas na pele e quanto nem mesmo chega aos folículos. Estamos trabalhando totalmente no escuro.

“Então como saber se o Monovin A funciona no shampoo bomba ou não?”

Não existem estudos relacionando a absorção da vitamina A na forma e no veículo em que ela é apresentada no Monovin A pelo couro cabeludo dos seres humanos.

Mas vamos considerar as possibilidades:

  1. Se o Monovin A funcionar exatamente porque a vitamina A está sendo absorvida pelo corpo, seria muito mais eficaz e seguro tomar algum suplemento dessa vitamina especificamente dosado para seres humanos do que sair aplicando uma dose cavalar na cabeça, certo?
  2. Se a vitamina for absorvida apenas pelos folículos capilares, não dá pra saber se os níveis são ideais, se ela surte realmente o efeito desejado ou se pode causar algum dano colateral.
  3. Se a vitamina A não estiver sendo absorvida nem pelos folículos capilares, estamos gastando dinheiro só pra deixar a espuma que desce pelo ralo do nosso chuveiro mais vitaminada.

Pode ser que a vitamina esteja entrando no seu corpo em níveis perigosos, que esteja na dose ideal ou que nem esteja fazendo efeito algum. Você está basicamente testando a sorte com uma substância que, em excesso, pode fazer o seu cabelo cair. A escolha é sua (e o risco também).

Além disso, existe um outro aspecto importante relacionado à vitamina A no shampoo bomba: a sua conservação e estabilidade. Esse é o motivo pelo qual a receitinha recomenda o segundo ingrediente que vamos analisar:

Shampoo sem sal

Frasco de shampoo, ilustrando shampoo bomba sem salVenerado pelos adeptos das escovas progressivas, o shampoo sem sal se tornou comum nas prateleiras das farmácias e supermercados. O argumento para utilizá-lo no shampoo bomba diz que o sal oxidaria a vitamina A do Monovin.

Se é essa a preocupação, sabe o que mais provoca degradação da vitamina A? Contato com o oxigênio do ar e a luz. Ou seja, o processo já começa quando você abre a tampinha do Monovin A, tira 1 ml e joga em cima do seu shampoo.

Some a isso o fato de que a mistura do seu shampoo bomba vai ficar guardada durante algum tempo (já que você não vai usar tudo de uma vez), que o shampoo tem outros componentes que podem reagir com a vitamina A e que o frasco de muitos desses shampoos é transparente, permitindo a entrada de luz.

Talvez nem mesmo pra deixar a espuma que desce pelo ralo mais vitaminada o nosso dinheiro esteja servindo 😮

“Mas shampoo sem sal é sempre melhor de qualquer forma, né?”

Não necessariamente. O sal (seja o tradicional cloreto de sódio – também conhecido como sal de cozinha – ou outros tipos de sais) pode ser utilizado em cosméticos como antibacteriano ou esfoliante, mas ele costuma ser adicionado à fórmula dos shampoos apenas para garantir que eles fiquem mais cremosos.

Sal demais pode fazer mal pro cabelo? Sim. O que o sal faz, basicamente, é estimular a saída de água do seu cabelo, que acaba ficando ressecado. Se você já entrou no mar e não enxaguou o cabelo com água doce depois, sabe do que estamos falando.

Os shampoos têm sal suficiente pra desidratar o cabelo dessa maneira? Não. A quantidade é calculada especificamente para a fórmula de cada shampoo: pouco sal deixa o shampoo muito líquido, mas sal demais faz exatamente a mesma coisa (duvida? coloque uma gota de shampoo na sua mão, misture com uma pitadinha de sal e observe como ele fica todo aguado! 😉 ).

Shampoo com e sem sal

Duas gotas do mesmo shampoo, mas a da direita foi misturada com uma pitada de sal e ficou mais aguada. Detalhe importante: o shampoo utilizado nesse teste é vendido como “sem sal”! Pode até não conter cloreto de sódio, mas pela textura podemos perceber que algum outro tipo de sal ou espessante com certeza faz parte da fórmula.

Se o seu cabelo está crescendo menos do que deveria, é extremamente improvável que o sal do seu shampoo tenha qualquer coisa a ver com o problema. E mesmo se fosse ele o culpado pela desidratação dos cabelos, a sua simples remoção provavelmente não faria os fios ficarem tão macios e brilhantes como grande parte das usuárias do shampoo bomba diz ter observado.

Esse provavelmente é um mérito do terceiro componente da fórmula, que vamos avaliar a seguir.

Bepantol

Bepantol Derma Solução - Shampoo BombaBepantol é basicamente uma formulação de dexpantenol, substância que é convertida em ácido pantotênico (vitamina B5) no nosso corpo.

Ele ajuda a promover a cicatrização e a hidratação da pele, e é utilizado tradicionalmente no tratamento de pequenas feridas, assaduras e fissuras na pele e nas mucosas (como lábios rachados e lesões nos mamilos causadas pela amamentação).

Na época em que o shampoo bomba estourou na internet, o Bepantol era encontrado em forma de pomada ou líquido. Desde então, ele passou a ser disponibilizado uma versão específica indicada para os cabelos: o Bepantol Derma Solução, que “age como um hidratante, devolvendo o brilho e a maciez naturais dos fios”, segundo o fabricante. O líquido pode ser aplicado diretamente nos cabelos secos ou úmidos, e não precisa ser enxaguado.

Isso explica os relatos de cabelos mais bonitos, brilhantes e macios com o uso do shampoo bomba? Possivelmente.

Explica o crescimento acelerado dos cabelos? Não.

Shampoo bomba faz o cabelo crescer mesmo?

Apesar de todos os argumentos apresentados até agora, existe uma multidão na internet jurando de pé junto que o cabelo cresceu horrores durante o uso do shampoo bomba, inclusive com fotos de antes e depois pra comprovar que os fios ficaram muito maiores.

Mas antes de encarar todas essas “provas” com entusiasmo, preferimos analisá-las com cautela – e recomendamos que você faça o mesmo. Alguns alertas importantes para estudar os “antes e depois” que você vai encontrar pela internet afora:

Alerta nº 1: Crescimento capilar tem a ver com genética

A média de crescimento do cabelo é de 1,25 cm por mês, ou 15 cm por ano, mas esses valores variam conforme o estado de saúde, o quadro nutricional e a tendência genética de cada um. Qualquer índice em torno de 1 ou 2 cm de crescimento por mês ainda é considerado normal.

Então, antes de surtar porque o cabelo da Fulana cresceu 2 cm por mês enquanto ela usou o shampoo bomba, lembre-se que você não sabe quanto o cabelo dela teria crescido sem nada (a menos que ela tenha medido uma mesma mecha de cabelo ao longo de alguns meses antes de começar a usar o shampoo), nem se a sua genética permite esse mesmo ritmo de crescimento capilar.

Um cabelo como o da foto deve ter cerca de 90 cm de comprimento, o que leva aproximadamente seis anos pra crescer. Mas se a sua genética determina que a etapa de crescimento do seu cabelo só dura quatro anos, não há milagre que o faça atingir o mesmo tamanho.

Um cabelo como o da foto deve ter cerca de 90 cm de comprimento, o que leva aproximadamente seis anos pra crescer. Se a sua genética determinar que a etapa de crescimento do seu cabelo só dura quatro anos, ele não vai ser capaz de atingir o mesmo tamanho. (Imagem original: Peter Salanki [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons)

Alerta nº 2: Nem todo mundo sabe mesmo quando o cabelo está crescendo ou não

“Mas a Fulana disse que o cabelo dela não crescia quase nada antes do shampoo bomba!”

Será mesmo? Muita gente acha que o cabelo não está crescendo quando na verdade ele está é se quebrando! Isso é mais fácil de perceber em quem pinta os cabelos: se eles não estivessem crescendo, não seria necessário ficar retocando a raiz regularmente, certo?

Se o cabelo estiver frágil e ressecado ele pode se quebrar antes de ganhar muito comprimento. Ou, se você estiver cortando uns 3 dedos de cabelo a cada 3 meses, pode estar tirando exatamente a quantidade de cabelo que cresceu neste período.

Daí você começa a usar a mistura com Bepantol, os fios ficam mais hidratados, você para de cortar pra observar se vai fazer efeito e voilà: parece que o cabelo cresceu como mágica. 😉

Alerta nº 3: Nem toda foto é 100% confiável

“Mas olha a foto da Fulana mostrando o quanto o cabelo dela cresceu!”

As fotos foram tiradas no mesmo ambiente, com a mesma luz, à mesma distância da mesma câmera com a mesma lente posicionadas exatamente no mesmo lugar e ângulo? Ela está usando a mesma roupa? Ela fez algum procedimento no cabelo entre uma foto e outra (alisamento, relaxamento, chapinha, um corte novo)? Tem uma fita métrica posicionada ao lado da mecha que ela mediu ou você está julgando o crescimento do cabelo só no olhômetro?

Pode parecer “teoria da conspiração” demais, mas pergunte a qualquer bom fotógrafo como cada um desses elementos pode influenciar na impressão visual que temos das coisas.

Comparativo falso crescimento cabelo, ilustrando post sobre shampoo bomba e monovin a

“Antes e depois – um mês de uso do Shampoo Bomba com Monovin A!”. E aí, você acredita? Mesmo lugar, roupas, iluminação, linhas marcando os pontos de referência das fotos… esse sim é um comparativo honesto, certo? ERRADO! A segunda foto foi tirada minutos depois da primeira! O truque é que no “depois” a pessoa está olhando pra cima (mas como ela está de costas, não dá pra perceber).

Alerta nº 4: Nem todo mundo na internet é 100% confiável

Uma blogueira que ganha 5 cm de cabelo em um mês chama muita atenção, certo? Várias pessoas vão atrás pra saber qual foi o milagre e estão dispostas a gastar dinheiro com os produtos indicados pra ter o mesmo resultado. Dependendo de como isso for explorado, essa blogueira pode ganhar dinheiro na história.

E não tem absolutamente nada de errado nisso, de verdade. Desde que o caso seja verdadeiro.

O problema é que, ao mesmo tempo, existem pessoas sem escrúpulos que não veriam problema nenhum em postar uma foto de cinco meses atrás e dizer que ela é do mês passado, por exemplo. Ou fazer uma montagem desonesta como a que acabamos de mostrar.

Não estamos querendo dizer que todo mundo que fala bem do shampoo bomba está automaticamente mentindo, apenas pedindo encarecidamente que você não coloque a sua enorme vontade de fazer o cabelo crescer rápido na frente do seu bom senso.

Analise com cuidado as fontes de toda informação que você encontrar, leia outros conteúdos produzidos pela mesma pessoa, desconfie de quem usa um discurso que mais parece um comercial do que um post.

Alerta nº 5: Outros elementos também podem interferir no crescimento dos cabelos

“Eu conheço a Fulana e o cabelo dela cresceu mais que o normal mesmo, de verdade”.

Alguma coisa mudou na vida dela durante o uso do shampoo bomba? Alimentação, medicamentos, quadro de saúde, stress? Ela estava testando algum outro produto ao mesmo tempo? Será que ela tinha um problema de crescimento capilar antes, e agora ele foi sanado e o cabelo voltou a crescer normalmente?

Talvez você não saiba, talvez nem a Fulana saiba dizer com precisão. Ela pode estar testando e relatando o resultado que obteve com toda a boa vontade do mundo, mas sem método científico fica muito difícil confiar cegamente em qualquer experiência, principalmente por causa do último alerta que vamos dar a seguir:

Alerta nº 6: Efeito placebo

Ainda que estivéssemos falando de alguém 100% saudável, 100% confiável, acompanhando religiosamente o progresso do experimento com fotos consistentes ao longo do tempo e sem nenhuma outra alteração que pudesse desviar o resultado, existe um fator muito negligenciado mas extremamente poderoso chamado efeito placebo.

Placebo é basicamente um remédio “falso” que gera resultados porque quem usa acredita que está tomando um medicamento de verdade.

Parece besteira, certo? Pois é tão sério que os estudos que avaliam a eficácia dos medicamentos incluem sempre uma amostragem de pacientes que tomam placebo acreditando ser o medicamento estudado, para garantir que os resultados são do remédio mesmo, e não apenas da sugestão psicológica dos pacientes.

Se acontece com remédios, é claro que pode acontecer também com um shampoo “milagroso”, certo? Você já viu tantos relatos positivos, tantas fotos e está tão confiante na eficiência do shampoo que acaba acreditando que o seu cabelo está mesmo crescendo mais rápido, mesmo que nada de mais esteja acontecendo. Ou pode até ser que o cabelo realmente cresça mais, apenas porque você acredita que o shampoo bomba funciona!

Isso existe mesmo. Palavra de quem já “curou” dor de cabeça dos outros com adoçante pingado na água 😉

“Mas eu ainda quero testar!”

Se apesar de tudo o que você ficou sabendo agora, dos possíveis riscos para a sua saúde, da grande chance de estar gastando dinheiro à toa e da falta de comprovação de que o shampoo bomba acelere mesmo o crescimento do cabelo, você ainda faz questão absoluta de utilizá-lo, faça apenas um enorme favor pra gente e pra você mesmo(a):

Converse com um bom dermatologista antes.

É possível que ele repita tudo o que já te contamos aqui, mas se ele te liberar pra fazer a experiência com o shampoo bomba, pelo menos você vai ter a segurança de que tem um profissional te acompanhando e pronto pra ajudar caso o tiro saia pela culatra e você apresente qualquer problema.

Além disso, se o crescimento do seu cabelo estiver comprometido por outras causas, investigar e descobrir o que está acontecendo pode te salvar inclusive de outros problemas mais sérios no futuro.

Não é pra ser estraga prazeres, acredite. O que a gente mais quer é que o seu cabelo cresça e apareça mesmo, essa é a missão do Chega de Queda! Mas nós sabemos o quanto você gosta do seu cabelo, e é exatamente por isso que incentivamos você a cuidar dele com toda a cautela e a seriedade que ele merece.

Agora conte pra gente:

Você já usou o shampoo bomba? Como foi a sua experiência? Sucesso absoluto, frustração total ou meio termo? Restou alguma dúvida que não respondemos aqui? Deixe um comentário e diga pra gente!

facebooktwittergoogle_pluspinterest
AVISO: As informações e opiniões publicadas pelo Chega de Queda! não possuem autoridade profissional e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico. Nunca utilize qualquer medicação por conta própria. Consulte sempre o seu médico.
Comentários
  1. Gizella
    • Chega de Queda!
      • Gizella
        • Chega de Queda!
        • Sueli Zaratini
      • Beatriz
        • Chega de Queda!
          • Nadja
          • Chega de Queda!
          • Camila
        • Kateliane
          • Luana
          • Alicia
      • Raah
        • Chega de Queda!
        • Paula
      • Fernanda
        • Chega de Queda!
          • Fernanda
          • Chega de Queda!
          • Jéssica
          • Chega de Queda!
          • Crislaine Monteiro
          • Chega de Queda!
        • Everton
          • Melissa
          • Raissa
          • Eugenia
          • Noelia
          • Aline Martins
          • Freed
        • Paula
          • Paulinho Jiu
        • Bruno
          • Vanessa
        • Claudia
          • Daniele Antoniolli
        • Mari
        • Leandro Villas Boas
        • Tatiana
          • Valeria Sampaio
        • Manuella
      • Thamara
        • Chega de Queda!
        • Cristiani
          • Chega de Queda!
          • Vanessa
          • Chega de Queda!
          • Lenny
      • Júlio Cesar
        • Chega de Queda!
        • Letícia
      • Camila
        • Chega de Queda!
          • Sidneide Honorato
          • Chega de Queda!
      • Soraya
        • Maria Paula Simão
      • Neide Deters
      • Ricelly Christini
        • Chega de Queda!
      • Nathalia
        • Flavia
    • Deise
      • Maysa Martins
        • Chega de Queda!
    • Jocileia
      • Chega de Queda!
      • Denize
        • Elis
        • Everton
          • Brenda
          • Chega de Queda!
      • Kassia
      • Laris
      • Kelly
      • Patricia Soares
    • Noemi
      • Laiz
      • Zenaide
    • Raquel Dantas
      • Chega de Queda!
    • Thicianny
      • Chega de Queda!
      • Celiane
    • Mayara Oliveira
    • Ste
    • Vitória
    • Daniele
  2. Robson Magalhães
    • Neia
    • Lígia Fernandes
      • Sidneide Honorato
    • Bruna
    • Bárbara
    • Patricia Lopes
      • Patricia Lopes
        • Chega de Queda!
    • Renata
  3. Ana Carolina
    • Chega de Queda!
      • Liris
        • Chega de Queda!
      • Emille Hellen C dos Santos
        • Chega de Queda!
  4. Andressa
  5. Monique
    • Chega de Queda!
  6. Eolinda
    • Chega de Queda!
      • Jaqueline Passs
    • Beatriz Fonseca Castro
      • Renata
    • Vanessa Cristine
  7. Élida
    • Chega de Queda!
      • Cynthia
    • Silvia
  8. Michelly
    • Chega de Queda!
  9. Luana Cardoso
    • Chega de Queda!
      • Ariane
        • Chega de Queda!
        • Ana Paula
  10. Isabel Santos
    • Chega de Queda!
  11. Lucas
    • Chega de Queda!
      • Lucas
        • Chega de Queda!
  12. Izadora
    • Chega de Queda!
  13. Michele Laisa
    • Chega de Queda!
  14. Yana
    • Chega de Queda!
    • Elisabete
  15. Beatriz
  16. Karen
    • Chega de Queda!
  17. Lana
    • Priscia Liberato
      • Chega de Queda!
    • Vivian
    • Priscilla Cognolato
    • Izabel
  18. Fernanda
    • Chega de Queda!
      • Jedrieli
        • Chega de Queda!
  19. Paola
    • Chega de Queda!
  20. Geisa
    • Chega de Queda!
  21. Jaqueline Kozowski
  22. Hillary
    • Chega de Queda!
  23. Deborah
  24. Gislene
    • Chega de Queda!
  25. Emanuelle
    • Chega de Queda!
  26. Cathy
  27. Larissa
    • Chega de Queda!
  28. Marina
  29. Maria Emília
  30. Joyce
    • Chega de Queda!
  31. Daniele
    • Chega de Queda!
  32. Fernanda
    • Chega de Queda!
  33. Débora
    • Chega de Queda!
    • Marjorie
  34. Nani
    • Chega de Queda!
  35. Fernanda
  36. Viviane
  37. Jaqueline
  38. Yasmin
  39. Ricardo
  40. Ana Lucia
    • Chega de Queda!
  41. Karine Soares
  42. Sarayana
  43. Gabriella
  44. Kessya
  45. Izabela
    • Chega de Queda!
    • Suelen Nunes
  46. Glenda
    • Chega de Queda!
      • Claudete
    • Suelen Nunes
      • Chega de Queda!
      • Lucy
  47. Brena Karen
    • Chega de Queda!
      • Brena Karen
    • Suelen Nunes
    • Fernanda Iris
  48. Thays
  49. Joelma
  50. Luciana
    • Suelen Nunes
      • Priscila Nayara
  51. Patrícia
    • Chega de Queda!
  52. Jhennefer
    • Suelen Nunes
    • Thaibá
  53. Suelen Nunes
    • Chega de Queda!
    • Thainá
  54. Erika
  55. Sara
  56. Priscila Barros
  57. Lane
    • Chega de Queda!
  58. Paloma
    • Chega de Queda!
  59. Denise
    • Chega de Queda!
  60. Karen Jossany
    • Chega de Queda!
  61. Sabrina
    • Chega de Queda!
    • Sheila
  62. Karen Jossany
    • Chega de Queda!
  63. Werik
    • Chega de Queda!
  64. Michelle
    • Chega de Queda!
  65. Viviane
    • Chega de Queda!
  66. Deise
  67. Werik
  68. Larissa Oliveira
    • Chega de Queda!
  69. Isabela
  70. Kimberlly Yamanaka
  71. Simmer
    • Chega de Queda!
  72. Daniela
    • Chega de Queda!
  73. Jessica
  74. Jenifer
    • Chega de Queda!
  75. Valéria
  76. Erisvania
  77. Priscilla
    • Chega de Queda!
      • Priscilla
        • Chega de Queda!
  78. Juliete Costa
  79. Renata Silva
  80. Ariane
  81. Niki
    • Chega de Queda!
  82. Larissa
  83. Cristiane
    • Chega de Queda!
  84. Lyah
    • Chega de Queda!
  85. Thais Lopes
    • Chega de Queda!
      • Thais Lopes
        • Chega de Queda!
  86. Laura M. Medeiros
  87. Adriana
  88. Taís
    • Chega de Queda!
      • Cris
  89. Joyce
  90. Enio
    • Chega de Queda!
  91. Ruthielly
  92. Beatriz
    • Chega de Queda!
  93. Leticya
  94. Patrícia
    • Chega de Queda!
  95. Andreza
  96. Rafaella
  97. Ana Paula
  98. Monica
    • Chega de Queda!
  99. Jr
  100. Lari
    • Chega de Queda!
  101. Carol
  102. Duda França
  103. Gessica
    • Chega de Queda!
  104. Hanna
  105. Ricielle
    • Chega de Queda!
  106. Jéssica
  107. Carla
    • Chega de Queda!
  108. Luis
  109. Geli
  110. Veronica Reis
  111. Jaque
    • Chega de Queda!
  112. Thaísa
    • Chega de Queda!
  113. Kelly
    • Chega de Queda!
  114. Carol
    • Chega de Queda!
  115. Gabrielle
  116. Vaneide Honorato
  117. Vânia
    • Chega de Queda!
      • Vânia
        • Chega de Queda!
  118. Gabriela Machado
  119. Vera
  120. Patricia
    • Chega de Queda!
  121. Erica
  122. Maritza Oliveira
    • Chega de Queda!
  123. Alessandra Zimmermann
  124. Sam
    • Chega de Queda!
  125. Rafaela
  126. Zil
  127. Carina
  128. Elen
  129. Keila
    • Chega de Queda!
  130. Elita
  131. Viviane
  132. Pâmela Vieira
  133. Victor
  134. Luana
  135. Cristina
  136. Sheila
  137. Marcilene
  138. Victoria Torres
    • Chega de Queda!
  139. Maria Joana
  140. Cassia Regina Gomes dos Santos Ramos
  141. Elisabete
    • Chega de Queda!
  142. Isabella
    • Chega de Queda!
  143. Martha
  144. Daniela
  145. Adricia
    • Chega de Queda!
      • Adricia
  146. Marta
  147. Ana
    • Chega de Queda!
  148. Charleide
  149. Samanta
  150. Bruna
    • Chega de Queda!
  151. Luana
  152. Thaina
    • Chega de Queda!
  153. Raquel
    • Chega de Queda!
    • Elaine
      • Chega de Queda!
      • Jessica F de Souza
  154. Pedro
    • Chega de Queda!
  155. Jeise
  156. Abigail
  157. Nina Froes
  158. Helena de Sousa Torres
  159. Mariana
  160. May
    • Chega de Queda!
  161. Cristiana
    • Chega de Queda!
  162. Lilian Alves
  163. Daniela
    • Chega de Queda!
  164. Nayara
  165. Gilma
    • Chega de Queda!
      • Gilma
        • Chega de Queda!
          • Gilma
  166. Thaís
  167. Priscila
  168. Cristiana
    • Chega de Queda!
  169. Angélica
  170. Marthina
  171. Liliane
  172. Kateliane
    • Chega de Queda!
  173. Patricia
  174. Ana Paula
    • May
  175. Rafael
    • Chega de Queda!
  176. Rose
    • Chega de Queda!
  177. Elizangela Lima
  178. Lidia
    • Chega de Queda!
  179. Sabrina Duarte
    • Chega de Queda!
  180. Veronica Silva
  181. FromCE
  182. Claudineia
    • Chega de Queda!
  183. Ana Carolina
    • Chega de Queda!
  184. Emily
  185. Alexa Maria da Conceição
    • Chega de Queda!
  186. Selina
  187. Jessica
    • Chega de Queda!
  188. Patrícia Pereira
    • Caroline
  189. Leila
  190. Caroline
    • Chega de Queda!
  191. Anonima
  192. Juliana
  193. Rafaella
    • Chega de Queda!
  194. Marli Silva
    • Chega de Queda!
  195. Itamar Rios
  196. Marcia
  197. Jaqueline
  198. Patricia
  199. Bruna
  200. Cicero Junior
    • Chega de Queda!
  201. Misa
    • Chega de Queda!
  202. Sndh
  203. Zenaide
  204. Harcila
    • Chega de Queda!
  205. Taty
  206. Ana Fagundes
  207. Ivani
  208. Regiane
  209. Jaqueline
    • Chega de Queda!
  210. Luís
  211. Talita
  212. Clara
  213. Leticia
  214. Carol
  215. Simony
  216. Jaqueline
    • Chega de Queda!
  217. Kika
    • Chega de Queda!
  218. Nay
  219. Fabiana Santana Gois
  220. Suelen
    • Chega de Queda!
  221. Isabella
    • Samira
  222. Samira
    • Chega de Queda!
  223. Vanessa Blunck
  224. Elaine
  225. Adriano Oliveira
  226. Adriene
  227. Thais
    • Chega de Queda!
  228. Jack
    • Chega de Queda!
  229. Rodrigo
  230. Edna Almeida
  231. Nathalia
    • Chega de Queda!
    • Emanoela
    • Ellen
  232. Fabiana Souza
  233. Emanoela
    • Chega de Queda!
    • Ellen
  234. Gabriela
  235. Ana Paula
    • Ellen
  236. Edilene
  237. Talita
  238. Thiago Victor
  239. Glauciele
  240. Priscila
  241. Nathália
    • Chega de Queda!
  242. Kretus
    • Chega de Queda!
  243. Aida Valdez
    • Chega de Queda!
  244. Priscila
    • Chega de Queda!
  245. Lucyana
  246. Adiara
  247. Elenize Diniz
  248. Josiany
    • Josiany
  249. Gabriel
  250. Rafaela
    • Chega de Queda!
  251. Debora
    • Chega de Queda!
  252. Kadanetty
  253. Valdici
  254. Patricia Alves
    • Chega de Queda!
  255. Islaine
    • Chega de Queda!
  256. Deby
    • Chega de Queda!
  257. Ueberstron
  258. Adriana
    • Chega de Queda!
  259. Lolla
    • Chega de Queda!
  260. Jaqueline
    • Chega de Queda!
    • Dayane
  261. Thais
    • Chega de Queda!
  262. Gilma
    • Chega de Queda!
      • Gilma
        • Chega de Queda!
  263. Ellen
  264. Denise Cristina Vieira
  265. Ariane
  266. Bruna
  267. Estela
  268. Yuma
    • Chega de Queda!
  269. Carol
  270. Helena
  271. Karen
  272. Michelli
  273. Mafê
  274. Camila Garcia
  275. Junior
    • Chega de Queda!
  276. Eligia Lopes
    • Chega de Queda!
  277. Cicero Manoel
  278. Gustavo Ribeiro
    • Chega de Queda!
      • Gustavo Ribeiro
        • Chega de Queda!
  279. Flávia
  280. Julia
    • Chega de Queda!
  281. Shywelen Monaliza
    • Chega de Queda!
  282. Ricardo
    • Chega de Queda!
  283. Juliana
  284. Maria
  285. Camila
  286. Giovana
  287. Daay
  288. Mary
  289. Amanda Amaral
  290. Jordana Lopes
  291. Cila
    • Fernanda
  292. Keylla
  293. Isabelle Rocha
  294. Joane Araújo
    • Chega de Queda!
  295. Mari
  296. Brenda
    • Chega de Queda!
  297. Jenifer
  298. Vitoria
    • Chega de Queda!
  299. Marcela
  300. Daiane
  301. Millena
  302. Vany
  303. Paloma
    • Chega de Queda!
  304. Ester
    • Chega de Queda!
  305. Gabriela
  306. Milg
  307. Paula Oda
  308. Ketly
    • Chega de Queda!
      • Rafael
        • Chega de Queda!
  309. Samira Minuzzi
    • Chega de Queda!
  310. Ana
  311. Raquel
  312. Rayza
  313. Mª Aparecida
  314. Janaina
    • Camila
  315. Mônica Xavier
  316. Marcelo
    • Chega de Queda!
  317. Camila
  318. Érika
  319. Valéria
  320. Mariana
  321. Cristina
    • Chega de Queda!
  322. Neusa
    • Chega de Queda!
  323. Patrícia
  324. Franciele
  325. Damaris Hipólito
  326. Fernanda
  327. Fátima Ribeiro
  328. Eliabeth
  329. Bianca
  330. Stefany Duarte
  331. Carlos
  332. Larissa
  333. Julio Vicente
  334. Andressa Martins Togneri

Deixe seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *