Tire suas dúvidas sobre Pantogar

facebooktwittergoogle_pluspinterest

 

Cabeçalho do artigo Tire suas dúvidas sobre Pantogar

Pantogar é um dos mais famosos complexos de nutrientes para o cabelo disponíveis atualmente. O produto faz bastante sucesso no Brasil e em vários outros países, e os benefícios são tentadores: ele promete combater a queda de cabelo difusa, estimular o crescimento de fios e unhas mais fortes e resistentes e até mesmo prevenir a aparição de cabelos brancos (só faltou servir café e trazer a pessoa amada em três dias!).

Pantogar se tornou uma febre na internet, colecionando fãs pela blogosfera e entrando na rotina de cuidados capilares de muita gente. Mas será que ele é tudo o que falam mesmo?

Caixa do remédio Pantogar

Pantogar funciona? Engorda? Faz o cabelo crescer? Dá espinha? Qual o preço? Dá pra fazer manipulado? Descubra tudo aqui!

Já diziam que quando a esmola é demais o santo desconfia: praticamente todos os produtos “milagrosos” que bombam pela internet são cercados de mitos e boatos que nem sempre são verdadeiros. Não seria diferente com o Pantogar, certo?

Fizemos esse guia para esclarecer de uma vez por todas o que realmente é o Pantogar, o que ele faz – e o que ele NÃO faz – e responder as dúvidas mais frequentes relacionadas ao produto.

Pantogar funciona mesmo? Engorda? Dá espinha? Faz o cabelo crescer mais rápido? Vamos tratar dessas e de outras questões neste post, então fique ligado!

Veja as informações básicas sobre Pantogar no infográfico abaixo, e em seguida leia as respostas detalhadas para as perguntas mais frequentes. Se restar alguma dúvida, não se esqueça de contar pra gente nos comentários ao final desse post.

Informações essenciais sobre Pantogar - infográfico

O que é Pantogar?

Pantogar é um complexo de substâncias (vitaminas, aminoácidos, queratina e leveduras) utilizado no tratamento da queda de cabelo difusa e de problemas estruturais nos cabelos e nas unhas. Ele é comercializado em vários países do mundo. No Brasil, é fabricado pelo laboratório Biolab e vendido nas farmácias em caixas de 30 e 90 cápsulas.

O que ele faz?

Na maioria dos quadros de queda de cabelo difusa, acontece um desequilíbrio na proporção de fios que estão nas fases de crescimento (anágena) e queda (telógena). A taxa normal de cabelos na fase telógena costuma ficar perto dos 10%, mas quando acontece esse desequilíbrio ela pode chegar a 30%.

Saiba mais sobre as fases do cabelo clicando aqui.

Esse quadro é chamado de eflúvio telógeno e pode ter diversas causas (problemas hormonais, nutricionais, algumas doenças, reação a medicamentos, entre várias outras). Ele provoca um “raleamento” dos cabelos por todo o couro cabeludo, e pode surgir repentinamente ou ao longo de vários meses, dependendo da causa.

Saiba mais: Cabelo caindo demais pode ser Eflúvio Telógeno

O que o Pantogar promete fazer é reestabelecer o equilíbrio entre as fases do cabelo, estimulando os fios que entraram prematuramente na fase telógena a voltarem para a fase anágena. Segundo o fabricante, o produto “reativa o funcionamento natural da raiz do cabelo, interrompendo a queda. A divisão celular é estimulada e o cabelo sai da fase de repouso e volta à fase ativa de crescimento”.

Ilustração indicando as fases anágena, catágena e telógena do ciclo de vida dos cabelos

A promessa do Pantogar é acelerar o retorno do fio telógeno à fase anágena (última etapa da ilustração acima). Clique na imagem para saber mais sobre o ciclo de crescimento do cabelo.

Outros benefícios seriam tornar os cabelos e unhas mais fortes e resistentes, corrigindo problemas e fragilidades de formação estrutural, promovendo o seu crescimento saudável e deixando-os mais protegidos contra danos externos (como traumas físicos e prejuízos provocados pela radiação solar ultravioleta). Além disso, Pantogar também é divulgado como auxiliar na prevenção da ocorrência de cabelos brancos.

Para quais casos ele é indicado?

O Pantogar é recomendado para:

  • Queda de cabelo difusa, de causa desconhecida (eflúvio telógeno);
  • Cabelos fracos, finos, quebradiços, sem brilho, maciez e cor;
  • Cabelos danificados pela radiação solar;
  • Prevenção do surgimento de cabelos brancos;
  • Unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis.

Pantogar não é indicado em casos de:

  • Alopecia androgenética (calvície clássica): a queda de cabelo nesses casos tem causa genética e hormonal, e Pantogar não é capaz de interrompê-la. O que ele pode fazer é fortalecer os fios que existem, o que não impede que eles venham a cair no futuro.
  • Alopecia cicatricial: algumas doenças, queimaduras e outros traumas físicos podem causar dano permanente aos folículos capilares, que o Pantogar é incapaz de reverter.

Qual a composição do Pantogar?

Ícone cápsula de PantogarPantotenato de cálcio: Segundo o site do Pantogar, o pantotenato de cálcio “fortalece o metabolismo energético da reprodução celular, estimula a divisão celular e fortalece a regeneração das células existentes”. Na verdade estamos falando da vitamina B5, que é fundamental para várias atividades no nosso corpo (processamento dos nutrientes, produção de hormônios e células vermelhas do sangue, entre outras).

Estudos associaram a deficiência de vitamina B5 a danos à pele e aos pêlos de animais, mas ainda não existem pesquisas confirmando o mesmo efeito nos seres humanos. Mesmo assim, muitos fabricantes adicionam a vitamina aos seus cosméticos. Um dos produtos mais conhecidos para tratar irritações e lesões da pele, o Bepantol, tem como princípio ativo a vitamina B5 (em forma de dexpantenol).

A vitamina B5 é naturalmente abundante na nossa alimentação (está presente nos laticínios, ovos, peixes, carnes, abacate, lentilhas, brócolis e mais uma série de alimentos) e os casos de deficiência são incomuns.

Ícone cápsula de PantogarCistina: O fabricante explica que a cistina é a “principal componente da queratina do cabelo, promove o funcionamento natural da raiz capilar e tem efeito antioxidante, agindo como um depurador de radicais”.

A cistina é um derivado da cisteína, um aminoácido não essencial (significa que o nosso corpo é capaz de produzi-lo, não precisa obtê-lo através da alimentação). Ambas participam da formação das ligações químicas que determinam se o fio é liso ou cacheado (são essas ligações que a gente quebra e reconstrói quando faz algum alisamento químico – clique aqui para saber mais sobre o assunto).

Ícone cápsula de PantogarNitrato de tiamina: A função da vitamina B1 no Pantogar, segundo o fabricante, é “aumentar a atividade metabólica da raiz do cabelo”. No nosso corpo, ela também é útil na prevenção de distúrbios metabólicos, da catarata, de doenças renais e no controle das dores associadas ao período menstrual.

Outros possíveis benefícios são o fortalecimento do sistema imunológico, alívio dos sintomas de stress e tratamento de alguns problemas digestivos. A vitamina B1 está presente em grãos e cereais integrais, ovos, feijões, castanhas, carnes e verduras.

Ícone cápsula de PantogarLevedura medicinal – No Pantogar, a levedura “propicia oligoelementos e vitaminas, ativa o metabolismo e estimula a formação de novas células capilares”. Essa levedura é a de cerveja (ou levedo de cerveja), que costuma ser comercializada como suplemento alimentar em forma de pó ou comprimidos. Ela é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e vários minerais (ou microminerais, também chamados de oligoelementos: cálcio, ferro, cobre, cobalto, iodo, entre outros).

Ícone cápsula de PantogarQueratina: “O principal componente de todos os fios e elemento fundamental para um cabelo saudável”, como explica o site do Pantogar. A queratina faz parte também da camada mais externa da pele e de estruturas como as penas, chifres e cascos dos animais. Ela dá força e resistência a essas estruturas e ajuda a proteger o nosso corpo (e o interior do cabelo) dos elementos externos.

Ícone cápsula de PantogarÁcido aminobenzóico: Também conhecido como PABA (sigla para ácido para-aminobenzóico em inglês) ou vitamina B10 (apesar de não ser essencial para o ser humano). Segundo o fabricante, o ácido aminobenzóico “tem efeito positivo sobre a pigmentação do cabelo, evitando o surgimento prematuro de fios brancos”.

A substância é utilizada em alguns protetores solares (por ser capaz de proteger da radiação ultravioleta B) e no tratamento de algumas doenças (como o vitiligo). Ela também estimula a produção de ácido fólico (vitamina B9) na flora intestinal.

Ícone cápsula de PantogarExcipientes: São as substâncias sem efeito farmacêutico utilizadas para compor o veículo do medicamento (dar a “liga”, criar a forma ideal para que eles sejam consumidos). No Pantogar, os excipientes são celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona e dióxido de silício.

Como tomar Pantogar?

A dosagem recomendada na bula do Pantogar é:

  • Para adultos, 3 cápsulas por dia (ao acordar, no almoço e no jantar, por exemplo);
  • Para crianças maiores de 12 anos, 1 a 2 cápsulas ao dia.

As cápsulas devem ser engolidas inteiras (sem partir nem mastigar) com um pouco de líquido, durante as refeições (o fabricante recomenda evitar líquidos quentes, que podem interferir na ação dos ativos contidos no produto). O seu médico pode recomendar o uso com uma frequência diferente da indicada na bula.

Quanto tempo demora pra fazer efeito?

Muita gente diz observar diferenças já no primeiro mês, com o surgimento de pequenos fios no couro cabeludo (seriam os novos fios produzidos pelos folículos que antes estavam em fase de “dormência”). É difícil observar resultados significativos antes deste período porque o Pantogar age na raiz dos cabelos, então os efeitos só se tornam aparentes quando os fios crescem. A bula diz que o tratamento deve durar de 3 a 6 meses, podendo ser estendido ou repetido no futuro.

Se eu tomar mais pílulas por dia, o efeito acontece mais rápido?

Não. O fabricante esclarece que “não é aconselhável tomar uma dose maior que a indicada, já que se comprovou cientificamente que a dose recomendada de 3 cápsulas por dia é extremamente eficaz”.

Além disso, o excesso de algumas substâncias no nosso corpo pode acabar sendo tão ou mais prejudicial que a falta (algumas vitaminas podem inclusive causar queda de cabelo se estiverem em níveis muito altos no nosso corpo). Não arrisque tomar mais do que o indicado pelo fabricante sem a orientação e acompanhamento do seu médico.

Existem contra-indicações?

O Pantogar pode reduzir o efeito de alguns antibióticos que contêm sulfonamidas (procure pelos seguintes nomes na bula: sulfabenzamida, sulfacetamida, sulfacloropiridazina, sulfacrisoidina, sulfadiazina ou sulfametoxazol). Se você está em tratamento com algum desses medicamentos, converse com o seu médico antes de começar com o Pantogar.

Apesar de o fabricante não relatar interações conhecidas entre o Pantogar e outros medicamentos, o ideal é informar o seu médico sobre qualquer produto que você esteja utilizando antes de iniciar o tratamento (incluindo remédios, anticoncepcionais, vitaminas ou outros suplementos).

Atualização (30/07/2015): a leitora Priscilla nos informou que adquiriu o produto e encontrou um alerta na bula relacionado à presença de glúten na fórmula:

Bula do Pantogar - contém glúten

As imagens enviadas pela nossa leitora indicam a data de fabricação do produto que ela adquiriu e o aviso na bula: “este medicamento é contraindicado para pacientes sensíveis ao glúten, devido à presença de levedura medicinal”.

Como a bula disponibilizada no site da Biolab (fabricante do Pantogar no Brasil) não contém esta informação, e o site do Pantogar mantido pela Merz (empresa que comercializa o produto nos demais países) diz que ele não contém glúten, nós entramos em contato com a Biolab para tirar a dúvida. A resposta do fabricante diz que o Pantogar não contém glúten, e que a bula será alterada em breve para corrigir essa informação.

E-mail laboratório Biolab - Pantogar não contém glúten

E-mail de resposta da Biolab sobre a presença de glúten na fórmula do Pantogar: “Informamos que o Pantogar é livre de glúten, dessa forma o medicamento pode ser utilizado por pacientes celíacos. Esclarecemos que a revisão da bula já foi solicitada e em breve será alterada.”

Não ficou claro pra gente se essa alteração tem a ver apenas com um erro na elaboração da bula ou se a fórmula do produto foi alterada para não conter mais glúten. Num segundo e-mail, a Biolab disse que “a fórmula do medicamento Pantogar® permanece inalterada. Esclarecemos que as alterações de bula foram realizadas somente para adequação”.

Posso tomar Pantogar se estiver grávida ou amamentando?

O uso do Pantogar só é recomendado na segunda metade da gravidez, e sempre com acompanhamento médico. Não existe nenhuma restrição conhecida sobre o período de amamentação (consulte o seu médico antes, principalmente se já estiver tomando outros tipos de suplementos alimentares).

Existe alguma restrição de idade? Crianças e adolescentes podem tomar?

A bula do Pantogar não recomenda o uso para menores de 12 anos de idade, porque não foram feitos estudos para essa faixa etária. Não existem restrições conhecidas para as outras idades (adolescentes, adultos ou idosos). Novamente, o ideal é pedir a opinião do seu médico.

Homens também podem tomar Pantogar?

Sim! Muitas pessoas têm a impressão de que o Pantogar seria exclusivo para mulheres, o que não é verdade. O que acontece é que o tipo mais frequente de queda de cabelo masculino, a alopecia androgenética (calvície clássica), não se beneficia do tratamento com Pantogar. Mas em todos os demais casos, os medicamento oferece os mesmos benefícios tanto para homens quanto para mulheres.

Pantogar faz o cabelo crescer mais rápido?

Não necessariamente. A promessa do produto é ajudar nos casos de queda de cabelo difusa, fazendo com que os folículos retornem para a fase anágena (de crescimento). Isso significa que quem ficou com os cabelos mais “ralos” por causa da queda de cabelo deve recuperar a densidade dos fios ao longo do tratamento, mas não que os cabelos vão crescer mais rápido.

Em nenhum momento os fabricantes prometem crescimento acelerado dos cabelos. A própria página do Pantogar na internet diz que “como o cabelo só cresce cerca de um centímetro por mês, o sucesso do tratamento demora alguns meses para se evidenciar”. Essa é a taxa de crescimento normal do cabelo (aproximadamente 1,25 cm por mês, ou 15 cm por ano). Ela varia um pouco de pessoa pra pessoa, mas qualquer valor entre 1 e 2 cm por mês é considerado normal.

Mulher medindo cabelo com fita métrica

Pantogar pode ajudar o seu cabelo a ficar mais forte, mas isso não significa que ele vai necessariamente crescer mais rápido. (Imagem original)

É claro que se o crescimento normal do seu cabelo estiver comprometido por conta de alguma deficiência nutricional e ela for corrigida (seja pelo Pantogar, pela sua alimentação ou por outros suplementos), pode ser que o cabelo recupere o ritmo e comece a crescer mais. Mas não espere nenhum milagre nesse sentido (infelizmente não foi dessa vez que descobrimos o que a Rapunzel toma, gente!).

Ainda está na dúvida? Viu um “antes e depois” com depoimento de alguém jurando que o cabelo cresceu bem mais rápido e quer experimentar? Uma boa maneira de tirar a prova pode ser medir uma mesma parte do cabelo durante alguns meses antes do tratamento (para ver em que ritmo o seu cabelo está crescendo normalmente), e continuar medindo depois que começar a tomar o medicamento (para comparar as taxas depois).

Pantogar recupera o cabelo que já cresceu?

Não. O Pantogar não atua sobre a haste do cabelo já crescido: seu efeito acontece no folículo capilar (que fica abaixo da pele) e afeta apenas a parte do fio que está nascendo durante o tratamento. Se a extensão do cabelo está ressecada ou quebradiça, o Pantogar não vai recuperá-lo, mas o cabelo que nascer a partir do início do tratamento deve ser mais forte e resistente.

Isso significa que a maneira correta de se interpretar os resultados do tratamento com Pantogar é olhando para a raiz, não para as pontas. Se você está tomando o remédio há seis meses, por exemplo, seu cabelo teria crescido cerca de 7,5 cm desde o início do tratamento: são esses 7,5 cm de cabelo mais próximos do seu couro cabeludo que devem estar mais fortes e saudáveis por causa do Pantogar.

Antes e depois cabelo boneca Barbie, ilustrando post sobre Pantogar

“Tomei Pantogar durante um mês e o meu cabelo está muito mais macio e brilhante, veja o antes e depois!”. Sério, Barbie? Achei que o boneco que mentia era o Pinóquio!! (Imagem original)

Então, que fique claro: o medicamento não vai “consertar” as pontas duplas, um corte químico, um alisamento mal feito, nem transformar radicalmente a maciez e o brilho de todo o seu cabelo em poucos meses. O que ele vai fazer é fortalecer a parte do cabelo que nascer a partir do momento em que você começar a tomar o Pantogar.

Ele pode causar efeitos colaterais?

De modo geral o Pantogar costuma ser muito bem tolerado. Existem relatos de reações como sudorese excessiva, pulso acelerado, coceira na pele e desconfortos gastrointestinais (enjôo, gases e dores abdominais), mas são casos raros. De qualquer forma, qualquer reação que surja a partir do início do tratamento deve ser comunicada ao seu médico.

Pantogar engorda?

A fórmula do Pantogar em si não tem calorias em quantidade significativa para promover qualquer alteração de peso (cada cápsula tem 0,5 kcal – quase a metade das calorias de uma folha de alface!). Ou seja: não, o Pantogar não engorda.

Comparativo calorias cápsula pantogar folha alface

Pantogar tem a mesma quantidade de calorias que meia folha de alface. Também é verdinho, que nem uma alface. Favor não se empolgar e colocar a cápsula na salada.

Apesar disso, algumas pessoas dizem ter ganhado peso durante o tratamento com Pantogar. A hipótese mais comum para explicar esse efeito é a de que elas poderiam estar com deficiência de vitamina B1, que provoca diminuição do apetite. Como o Pantogar contém vitamina B1, ele seria capaz de normalizar o quadro e fazer com que o apetite normal seja recuperado.

Isso não significa que vai acontecer com você. E se acontecer, também não significa que você vai obrigatoriamente engordar. Uma dieta saudável e balanceada pode ajudar não só a saciar o apetite que aumentou, mas também a fornecer todos os demais nutrientes que o seu corpo precisa (o que pode acabar beneficiando ainda mais a saúde e vitalidade dos seus cabelos). Além disso, muita gente que teve aumento de apetite no início do tratamento diz que ele se normalizou depois de alguns dias.

Pantogar dá espinha no rosto?

O surgimento ou aumento dos quadros de acne não consta entre os possíveis efeitos colaterais do Pantogar, mas existem relatos de pessoas que observaram o surgimento de espinhas durante o tratamento. Este é um efeito relativamente comum no uso de suplementos que contenham algumas vitaminas do complexo B. Como o Pantogar tem as vitaminas B1 e B5, é possível que seja essa a causa.

Esse efeito não acontece em todo mundo. Quem tem histórico de acne é mais propenso a apresentar essa reação, mas nem todo mundo é afetado. Algumas pessoas dizem que tiveram espinhas no início do tratamento, mas que em pouco tempo elas sumiram sozinhas.

Mesmo se a sua acne for mais persistente, a pele deve voltar ao normal assim que o tratamento com Pantogar for encerrado. Vale investigar também se o problema não está sendo provocado por outras causas.

Pantogar faz os pelos do rosto e do corpo crescerem também?

Todos os pelos do corpo são produzidos pelos mesmos componentes, e não existe a princípio nenhum elemento que faça o Pantogar atuar especificamente sobre os fios da cabeça – tanto é que ele também age sobre as unhas.

Porém, o laboratório Merz (que comercializa o Pantogar no exterior) diz que “não se conhece nenhum efeito perceptível de Pantogar sobre o crescimento desse tipo de pelo”. Isso aconteceria, em tese, porque os pelos do rosto e do corpo têm uma fase de crescimento (anágena) bastante curta (diferente dos cabelos, que podem passar anos nesta fase).

Qual é o preço do Pantogar?

A caixa com 30 cápsulas de Pantogar custa em torno de R$ 60,00, e a de 90 cápsulas tem preço médio de R$ 180,00. As farmácias costumam fazer promoções com frequência, então não é difícil encontrar o Pantogar por um preço mais barato do que o normal. Por isso, faça uma pesquisa e compare os preços antes de comprar o seu.

Print screen tela compra Pantogar preço

O preço do Pantogar varia bastante em função das constantes promoções nas farmácias, então pesquise antes de comprar.

É possível fazer Pantogar manipulado? Qual o preço?

Sim. A principal vantagem é que costuma ficar bem mais barato: o Pantogar manipulado tem preço médio de R$ 60 para a caixa com 90 cápsulas (um desconto de 60% sobre o preço do original). Os valores podem variar de acordo com a farmácia de manipulação, portanto também vale fazer uma pesquisa de preço antes.

Qual a fórmula para fazer Pantogar manipulado?

A composição do Pantogar original é:

  • Pantotenato de cálcio (vitamina B5) 60 mg
  • Nitrato de tiamina (vitamina B1) 60 mg
  • Cistina (aminoácido) 20 mg
  • Queratina 20 mg
  • Levedura medicinal 100 mg
  • Ácido aminobenzóico 20 mg

Os excipientes da fórmula original são celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona e dióxido de silício, mas eles variam de acordo com a farmácia de manipulação.

Formula Pantogar manipulado

A fórmula do Pantogar manipulado pode sofrer adaptações em algumas farmácias, mas não existe garantia de que as alterações afetem a eficácia do produto (pra melhor ou pra pior).

Dica: algumas pessoas que sentem enjôo com o Pantogar original relatam que essa reação passou quando elas solicitaram a produção da versão manipulada sem a levedura medicinal.

Os resultados do Pantogar manipulado são iguais aos do original?

Não dá pra ter certeza absoluta sem testar. Muitas pessoas dizem ter tido resultados ótimos com a versão “genérica”, mas como não existe padronização na produção (cada laboratório trabalha de um jeito), não tem como garantir que a sua experiência vai ser igual.

A qualidade do medicamento manipulado depende principalmente da seriedade e competência da farmácia de manipulação, portanto o ideal é sempre procurar estabelecimentos de confiança.

Algumas farmácias produzem versões com mais queratina que a fórmula original, ou com colágeno ou biotina no lugar da queratina, mas não existe comprovação de que essas alterações tornem o produto mais ou menos eficaz que o original.

Precisa de receita médica para comprar ou manipular o Pantogar?

O site do laboratório que produz o Pantogar no exterior, em sua versão em Português, diz que “ao contrário dos suplementos alimentares, Pantogar é um medicamento vendido apenas em farmácias, só que sem receita”.

No Brasil ele é vendido com tarja vermelha e a indicação “venda sob prescrição médica”, que determina a necessidade de apresentar receita para adquiri-lo. Na prática, porém, muitas farmácias realizam a venda (e mesmo a manipulação) sem exigir a receita.

Não entenda isso como um estímulo para se automedicar, hein! Até mesmo as vitaminas podem causar problemas de saúde (inclusive queda de cabelo) se forem consumidas em doses muito grandes, portanto nada de sair tomando suplemento vitamínico a torto e a direito sem conversar antes com o seu médico.

Vale a pena?

Depende do seu caso e da sua expectativa em relação aos resultados. É importante lembrar que a queda de cabelo pode ter várias causas, portanto o ideal é investigar bem o seu quadro antes de escolher qualquer tratamento. Se você estiver perdendo cabelo por causa de uma anemia ou algum problema hormonal, por exemplo, dificilmente o Pantogar vai ajudar a reverter a situação.

Além disso, tanto no caso do Pantogar como no de qualquer outro tipo de suplemento parecido (como o também famoso Imecap Hair), é fundamental ter expectativas realistas em relação aos resultados possíveis. Uma semana de tratamento não vai transformar 30 cm de cabelo danificado em 2 km de seda pura, então vamos com calma, ok?

Se você entendeu tudo isso, se a sua queda de cabelo se encaixa nos casos para os quais o Pantogar é recomendado, se você quer que o seu cabelo cresça mais forte e saudável e principalmente se você tem disciplina e paciência para seguir o tratamento certinho durante vários meses, o Pantogar pode ser sim uma boa opção para você.

Agora queremos saber sobre você:

Você já usou o Pantogar original ou manipulado? Como foi a sua experiência? Restou alguma dúvida que não respondemos aqui? Deixe um comentário e conte pra gente!

facebooktwittergoogle_pluspinterest
AVISO: As informações e opiniões publicadas pelo Chega de Queda! não possuem autoridade profissional e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico. Nunca utilize qualquer medicação por conta própria. Consulte sempre o seu médico.
Comentários
  1. maricelia
    • Josineide
    • Lu
      • Chega de Queda!
        • Vivi
          • Chega de Queda!
        • Rosyanne Rodrigues
          • Chega de Queda!
      • Joyce
    • Daiana Moura
    • Daniela Souza
    • Gisele Silva Santos
      • Cala Creão
    • Karina
      • Chega de Queda!
  2. Rafaela
  3. maria lucia camargo Piacsek
    • Chega de Queda!
  4. luciana
    • Chega de Queda!
  5. Suely
    • Silvia
  6. Camilla Andrade
    • Chega de Queda!
  7. Gi
  8. Samara
    • Helenice Santos
      • Renata Tais
        • Eduarda
  9. Maria Rosa Furlan
  10. Sibele
    • Chega de Queda!
    • Edite
  11. Maria de Fatima Monteiro
  12. Carla Lemos
    • Rosemeire
      • Bruna Martins
    • Luciene Dias
    • Valéria
      • valeria
  13. Sirlei
    • Chega de Queda!
    • Kathia
  14. Anna
  15. Daniela
    • Chega de Queda!
    • Luciana de Oliveira
  16. Gabriela
  17. louize
  18. Giuciléia
  19. Greyce Kelly
    • Chega de Queda!
  20. Thammi
    • Chega de Queda!
  21. Jamiris
    • Chega de Queda!
  22. Claudia
    • Chega de Queda!
    • Thamires
      • Vanessa
    • Juliana Oliveira
    • Ana Cláudia da Costa Silva
  23. Vânia Andrade
    • Chega de Queda!
  24. Thatiana
  25. Rosana
    • Chega de Queda!
  26. Eliane
  27. Isabele
    • Chega de Queda!
  28. Elisabete Damato
  29. Reinaldo
    • Chega de Queda!
  30. Mariane
    • Chega de Queda!
  31. Fernanda Borges
    • Chega de Queda!
  32. Dayane
  33. Liliane
    • Chega de Queda!
  34. Emerson Magro
  35. Gabriela
    • Chega de Queda!
  36. Sandra Tavares
    • Chega de Queda!
  37. Carla
    • Chega de Queda!
  38. Camila
    • Chega de Queda!
  39. Alana Alnoch
    • Chega de Queda!
  40. Milena
    • Chega de Queda!
  41. Cintia
    • Chega de Queda!
  42. Rita
    • Chega de Queda!
  43. João Pedro
    • Chega de Queda!
  44. Alinne
  45. Simone
    • Chega de Queda!
  46. Marisa
    • Chega de Queda!
  47. Elena
    • Chega de Queda!
  48. Karla
    • Chega de Queda!
  49. Fabiana Porto
    • Chega de Queda!
  50. Mary
    • Chega de Queda!
  51. Thais
    • Chega de Queda!
  52. Cecilia
    • Chega de Queda!
      • Cecilia
  53. Carolina
    • Chega de Queda!
  54. Liliane
  55. Virgínia
    • Chega de Queda!
  56. Dayse Alves
    • Chega de Queda!
  57. Laíne
    • Chega de Queda!
  58. Andréia
    • Chega de Queda!
  59. Zilda
    • Chega de Queda!
      • Zilda
  60. Luiza
    • Chega de Queda!
  61. Hemilly
    • Chega de Queda!
  62. Nileuza
    • Chega de Queda!
      • Nileuza
        • Chega de Queda!
  63. Nany
    • Chega de Queda!
  64. Mary
    • Chega de Queda!
  65. Edmar
  66. Juliana
    • Chega de Queda!
  67. Bianca
    • Chega de Queda!
  68. Marcio
    • Chega de Queda!
  69. Paulo
    • Chega de Queda!
  70. Paulo
    • Chega de Queda!
  71. Simone
    • Chega de Queda!
  72. Dulce Cantalice
  73. Patricia
    • Chega de Queda!
  74. Adriana
  75. Diva
    • Chega de Queda!
  76. Viviana
  77. André
    • Chega de Queda!
  78. Laressa
    • Chega de Queda!
  79. Ester
    • Chega de Queda!
  80. Tatiana
    • Chega de Queda!
  81. Marilisa
    • Chega de Queda!
  82. André Luiz
  83. Gleiciane da silva
    • Chega de Queda!
  84. Ana Carolina
    • Chega de Queda!
  85. Patricia
    • Chega de Queda!
  86. Jessica
    • Chega de Queda!
  87. Aléxia
    • Chega de Queda!
  88. Aline
    • Chega de Queda!
  89. Izabela Santi
    • Chega de Queda!
  90. Jacqueline Feltrin Salatta
  91. Millena
    • Chega de Queda!
  92. Nathiely
    • Chega de Queda!
  93. Girlane
    • Chega de Queda!
  94. Luana
  95. Cyntia
    • Chega de Queda!
  96. Suely Sousa
    • Chega de Queda!
  97. Mariana
    • Chega de Queda!
  98. Débora
    • Chega de Queda!
  99. Andreia Carla
    • Chega de Queda!
  100. Priscilla
    • Chega de Queda!
      • Priscilla
        • Chega de Queda!
          • Priscilla
          • Chega de Queda!
  101. Vera
    • Chega de Queda!
  102. Cristiane Gomes
  103. Driele
    • Chega de Queda!
  104. Dayane Alves
    • Chega de Queda!
  105. Sandra Mello
    • Chega de Queda!
  106. Suellen
    • Chega de Queda!
  107. Maria
    • Chega de Queda!
  108. Viviane
  109. Fernanda
  110. Debora
  111. Livia
    • Chega de Queda!
      • Livia
  112. Larissa
  113. San
    • Chega de Queda!
  114. Lorena
    • Chega de Queda!
  115. Carla
    • Chega de Queda!
  116. Amanda
  117. Edna
    • Chega de Queda!
  118. Sandra
    • Chega de Queda!
  119. Saymon
  120. Rosa C. Laurindo Orsi
  121. Barbara
    • Chega de Queda!
  122. Rosana
    • Chega de Queda!
  123. Gisele Neves
    • Chega de Queda!
  124. Regina Coelho
    • Chega de Queda!
    • Charles Barros
  125. Lia
  126. Katia Bastos
    • Chega de Queda!
  127. Edivania Oliveira
    • Chega de Queda!
  128. João
    • Chega de Queda!
  129. Maria au
    • Chega de Queda!
  130. Vera Lucia Gomes Sales
    • Chega de Queda!
  131. Daniela
    • Chega de Queda!
  132. Elaine Medeiros
  133. Misselania
    • Chega de Queda!
  134. Cida
    • Chega de Queda!
  135. Glaucia Maria
    • Chega de Queda!
  136. Rosana
  137. Patricia Caravelli
    • Chega de Queda!
  138. Raquel
    • Chega de Queda!
  139. Gabi
    • Chega de Queda!
  140. Denise
    • Chega de Queda!
  141. Dirlandia
    • Chega de Queda!
  142. Damaris
    • Chega de Queda!
  143. Jessica
    • Chega de Queda!
  144. Rafael
    • Chega de Queda!
  145. Kika
    • Chega de Queda!
  146. Mika
    • Chega de Queda!
  147. Milena
    • Chega de Queda!
  148. Beatriz Xavier Castro da Rocha
    • Chega de Queda!
  149. Talita
    • Chega de Queda!
  150. Beatriz
    • Chega de Queda!
  151. Norma
    • Chega de Queda!
  152. Mário
    • Chega de Queda!
  153. Vanessa
    • Chega de Queda!
  154. Michele Maestri
  155. Sabrina
  156. Viviane
    • Chega de Queda!
  157. Thuane
    • Chega de Queda!
      • Thuanne
        • Chega de Queda!
  158. Edineia
    • Chega de Queda!
  159. Renata
    • Chega de Queda!
  160. Ge
    • Chega de Queda!
      • Ge
  161. Izilda
    • Chega de Queda!
  162. Mirielly
    • Chega de Queda!
  163. Mauricio
  164. Jeiza
    • Chega de Queda!
  165. Ester
  166. Marcia Bezerra
  167. Marlene
  168. Tania
    • Chega de Queda!
  169. Rosane
    • Chega de Queda!
  170. Jessica
    • Chega de Queda!
  171. Jéssica Mirella
  172. Gilmara
    • Chega de Queda!
  173. Rosane
  174. Romario
    • Chega de Queda!
  175. Bianka
    • Chega de Queda!
      • Bianka
  176. Felipe Marco
    • Chega de Queda!
  177. Reyne
    • Chega de Queda!
  178. Gabriela
    • Chega de Queda!
  179. Milena
  180. Viviane
    • Chega de Queda!
  181. Ísis
    • Chega de Queda!
  182. Ingrid
    • Chega de Queda!
  183. Larissa
  184. Ana Paula
    • Chega de Queda!
  185. Camila
    • Chega de Queda!
  186. Romario
    • Chega de Queda!
  187. Cristiane
    • Chega de Queda!
  188. Patricia
  189. Pedro Vinicius
    • Chega de Queda!
  190. Aline
    • Chega de Queda!
  191. Bruna
  192. Eni
    • Chega de Queda!
  193. Paula
    • Chega de Queda!
  194. Lucilene
    • Chega de Queda!
      • Lucilene
  195. Judemário
    • Chega de Queda!
  196. Malu
  197. Judemário
  198. Aline Catharino
    • Chega de Queda!
  199. Carolina
    • Chega de Queda!
  200. Cristiane Mota
    • Chega de Queda!
  201. Jaqueline
    • Chega de Queda!
  202. Romario
  203. Danielle Abrantes
    • Chega de Queda!
  204. Ângela Gomes
    • Chega de Queda!
  205. Jessica
  206. Isis
  207. Lu
    • Chega de Queda!
  208. Amanda
    • Chega de Queda!
  209. Emilly Duarte
  210. Flaviana Souza
    • Chega de Queda!
  211. Ana Paula
  212. Luciana
  213. Maria Célia
    • Chega de Queda!
      • Maria Célia
  214. Ana Paula
    • Chega de Queda!
  215. Valdir
    • Chega de Queda!
  216. Elaine
  217. Vivi
    • Chega de Queda!
  218. Eliane
    • Chega de Queda!
  219. Michele
  220. Izabel
  221. Aline
  222. Ana Luize de Souza
  223. Everton
  224. Evelyn Apostolico
    • Chega de Queda!
  225. Juliana
    • Chega de Queda!
  226. Janequele
    • Chega de Queda!
  227. Helena Garcez
  228. Vania Plaza
    • Chega de Queda!
  229. Ines
    • Chega de Queda!
  230. Josi
    • Chega de Queda!
  231. Josi
    • Chega de Queda!
  232. Olga Juliana
  233. Fabiano
    • Chega de Queda!
  234. Marizete
    • Chega de Queda!
  235. Léia Souza
    • Chega de Queda!
  236. Camila
    • Chega de Queda!
  237. Camila
    • Chega de Queda!
  238. Monica
    • Chega de Queda!
  239. Marcos
  240. Luciana Bueno
  241. Alessandra
    • Chega de Queda!
  242. Angel
    • Chega de Queda!
  243. Elaine
    • Chega de Queda!
  244. Emily
  245. Rita
    • Chega de Queda!
  246. Maria
    • Chega de Queda!
  247. Janete Maria Rezende Rodrigues
    • Chega de Queda!
  248. Neusa A.B. Furlaneto
  249. Alan
  250. Milla
  251. Leila
    • Chega de Queda!
  252. Amanda Gomes
    • Chega de Queda!
  253. Marcos
  254. Lima
    • Chega de Queda!
  255. Cristiane
    • Chega de Queda!
  256. Margarete
  257. Antonio
    • Chega de Queda!
  258. Marilene
    • Chega de Queda!
  259. Victoria
    • Chega de Queda!
  260. Ana
  261. Ana Paula Silva Almeida
    • Chega de Queda!
  262. Maria Souza
  263. Aurelio
    • Chega de Queda!
  264. Paulynha
    • Chega de Queda!
  265. Elisangela
    • Chega de Queda!
  266. Lara
  267. Simone Quaresma dos Santos
  268. Gustavo F
    • Chega de Queda!
  269. Elisa
  270. Gustavo F
    • Chega de Queda!
      • Gustavo F
        • Chega de Queda!
  271. Linda
  272. Gustavo F
    • Chega de Queda!
  273. Rosa Maria
  274. Ágatha
    • Chega de Queda!
  275. Cicera
    • Chega de Queda!
  276. Luciane
    • Chega de Queda!
  277. Joana Gabriela de lima
    • Chega de Queda!
  278. Rosiane
    • Chega de Queda!
  279. Douglas
  280. Mauricio
    • Chega de Queda!
  281. Samara
    • Chega de Queda!
  282. Maria das Dores
  283. Daniela
  284. Gabriel
    • Chega de Queda!
  285. George
  286. Andreza Laureano
    • Chega de Queda!
  287. Aline
  288. Fabiana Paula
  289. Maze Cavalcanti
  290. Amanda
    • Chega de Queda!
  291. Denise
    • Chega de Queda!
  292. Maurilio
    • Chega de Queda!
  293. Maurilio
    • Chega de Queda!
  294. Isabel
    • Cristina
  295. Breno
  296. Ana
    • Chega de Queda!
  297. Sandra
    • Chega de Queda!
  298. Andrea
    • Chega de Queda!
  299. Jessica
  300. Adriano
    • Chega de Queda!
  301. Jacqueline
    • Chega de Queda!
  302. Leonisia F dos Santos
    • Chega de Queda!
  303. Marta
    • Chega de Queda!
  304. Sergio
    • Chega de Queda!
  305. Goreti
    • Chega de Queda!
  306. Andréa
    • Chega de Queda!
  307. Dayane
  308. Fernanda
    • Chega de Queda!
  309. Aline
    • Chega de Queda!
  310. Hilda Leal
  311. Thuanne
    • Chega de Queda!
  312. Michelle
    • Chega de Queda!
  313. Ana Carolina
  314. Claudia
    • Chega de Queda!
  315. Priscila
  316. Juliene Sátiro
  317. Silmara
  318. Elaine
    • Chega de Queda!
  319. Dayane
  320. Keu
  321. Pâmela
  322. Nara
  323. Rosana
  324. Sol
    • Chega de Queda!
  325. Liliane Bento
    • Chega de Queda!
  326. Beatriz de Morais Leite
    • Chega de Queda!
  327. Valéria Pássera
    • Chega de Queda!
  328. Luiza
  329. Felipe Couto
    • Chega de Queda!
  330. Leila
  331. Regina
    • Chega de Queda!
  332. Patricia
    • Chega de Queda!
  333. Lucas Emanuel
    • Chega de Queda!
  334. Adriana
    • Chega de Queda!
      • Adriana
        • Chega de Queda!
  335. Seicomo
    • Chega de Queda!
  336. Rosemary
  337. Perola
  338. Cris Andrade
  339. Sarah
    • Hortência
  340. Regina Portella
    • Chega de Queda!
  341. Mulatinha
    • Chega de Queda!
  342. Rosiane
    • Chega de Queda!
  343. Christiane
    • Chega de Queda!
  344. Silvia Dávalo
  345. Jeniffer Alves
    • Chega de Queda!
  346. Eduardo
    • Chega de Queda!
  347. Camila
  348. Mariana Moreira
    • Chega de Queda!
  349. Priscilla
  350. Michel Rocha
    • Chega de Queda!
  351. Heloã
    • Chega de Queda!
  352. Ana Paula Cabral
  353. Jaqueline
    • Chega de Queda!
  354. Rosangela
    • Chega de Queda!
  355. Enedina
    • Chega de Queda!
  356. Camilla Almeida
  357. Maria Inês Souza
  358. Maria Rita
    • Chega de Queda!
  359. Elaine
  360. Estrambótica
  361. Heloisa Muller
  362. Francisco Neto
    • Chega de Queda!
  363. Luciene
  364. Cirleide
  365. Thatiane Lopés
  366. Roberto Carlos
    • Chega de Queda!
  367. Eva
  368. Berenice
  369. Aline

Deixe seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *