Crece Pelo: vale a pena comprar?

facebooktwittergoogle_pluspinterest

Crece Pelo: Vale a pena comprar?
Crece Pelo é um daqueles casos que a internet leva de repente do anonimato para o estrelato: uma linha de produtos capilares com uma carinha super simples, que não teria chamado a nossa atenção se não fossem as quantidades absurdas de resenhas e depoimentos de usuários apaixonados pela internet afora.

A promessa é de estimular o crescimento do cabelo, combater a caspa e a queda, tudo isso através da ação de uma combinação de extratos e ativos naturais. O item mais famoso da linha é o shampoo, mas existem outros cinco produtos para todas as etapas do cuidado com os cabelos.

Como sempre encaramos essas novidades supostamente milagrosas com bastante curiosidade (e uma dose saudável de desconfiança), fomos pesquisar tudo sobre a composição dos produtos Crece Pelo, conversamos com o fabricante da linha e vamos contar o que descobrimos pra você.

O que é Crece Pelo?

Crece Pelo é uma linha de produtos para o cabelo produzida pela Boé Cosmetics, empresa situada na República Dominicana (região do Caribe).

Por sinal, a escrita é essa mesmo, Crece Pelo ou CrecePelo (e não “Cresce Pelo”), porque o nome do produto está em espanhol. A tradução literal é algo como “cresce cabelo”, mas a expressão crecepelo é bastante utilizada para se referir a basicamente qualquer produto que tenha o propósito de acelerar o crescimento dos cabelos (um tônico ou um medicamento com essa finalidade também poderiam ser chamados de crecepelos, por exemplo).

Os produtos são comercializados em vários países e têm bastante popularidade nos Estados Unidos. Graças aos blogs de beleza, a febre chegou também ao Brasil (antes mesmo de os produtos chegarem às lojas físicas do nosso país, por sinal).

Para que serve?

O fabricante apresenta a linha Crece Pelo como um tratamento fitoterapêutico que utiliza plantas, extratos e ativos 100% naturais para estimular o crescimento capilar.

Em tempo: isso não significa que os produtos sejam 100% naturais, mas sim que eles contêm ingredientes naturais (e também outros ativos que não se encaixam nessa categoria), ok?

Outros benefícios seriam evitar a descamação excessiva do couro cabeludo (caspa) e promover a saúde, beleza, vitalidade, suavidade e flexibilidade dos fios. Um dos produtos da linha também promete combater a queda de cabelo (vamos analisá-lo daqui a pouco).

Quais são os produtos Crece Pelo?

A linha é composta por seis produtos diferentes:

Shampoo

Shampoo Crece PeloO Shampoo Crece Pelo é o produto mais conhecido da linha toda. Ele é transparente, sem corantes e tem alto poder de limpeza. Alto mesmo – a ponto de poder ressecar o cabelo se você usar demais.

O produto pode ser uma bênção para cabelos oleosos (que muitas vezes também sofrem com a caspa), mas quem tem cabelos mais secos deve apostar bastante em hidratação enquanto estiver usando o shampoo, pra evitar qualquer problema (na maioria dos casos a máscara de tratamento, que é o próximo item da linha, já ajuda a hidratar os fios de volta).

O cheiro do shampoo (que é o mesmo nos demais produtos Crece Pelo) é um ponto controverso: ele tem um perfume fresco, mas a fragrância é considerada forte e pode permanecer no cabelo durante algum tempo (alguns amam esse efeito, outros nem tanto 😉 ).

Máscara de tratamento

Máscara de tratamento Crece PeloA máscara de tratamento Crece Pelo tem cor esbranquiçada e uma textura cremosa e firme. Ela deixa os cabelos bem hidratados, macios e fáceis de desembaraçar (um alívio para os cabelos que ficaram “com sede” depois do shampoo), e é um dos itens preferidos pelos usuários da marca.

No exterior ela é muito bem cotada entre as pessoas que tem cabelos cacheados e crespos, que precisam naturalmente de mais hidratação. O produto parece ser bem concentrado e rende bastante.

Condicionador

Condicionador (Rinse) Crece Pelorinse balsam (“bálsamo de enxágue”, equivalente a um condicionador) também é branco, mas a textura é menos consistente que a máscara de tratamento. O efeito também é menos emoliente que o da máscara, mas ajuda a deixar os fios macios e soltos.

Algumas pessoas relatam bons resultados apenas com o uso do shampoo e do condicionador, outras só ficam satisfeitas com a hidratação proporcionada pela máscara de tratamento (por sinal, segundo a orientação do fabricante a sequência de uso é shampoo, depois máscara, depois condicionador – vamos explicar o uso dos produtos mais detalhadamente daqui a pouco).

Como a linha Crece Pelo não é voltada para um determinado tipo de cabelo (liso, cacheado, seco, oleoso, misto), o ideal é que cada usuário teste e adapte o uso dos produtos ao seu caso específico.

Leave-in

Creme de pentear Crece Pelo (leave in)Segundo o fabricante, o leave in (ou creme de pentear) Crece Pelo é um produto multifuncional, que repara as camadas capilares e protege os fios dos danos causados pelo calor extremo (como no uso de secadores), pelos processos químicos (alisamentos, tinturas e permanentes, por exemplo) e pelos efeitos climáticos (sol, água salgada, cloro e outros). O produto também promete evitar a quebra dos fios, além de dar volume, maciez e brilho intenso aos cabelos.

Ele é um pouco menos consistente que o condicionador e vem em duas opções de tamanho (uma delas é tão grande quanto os frascos do shampoo e do condicionador!).

Ampolla

Ampola (ou Ampolla) Crece PeloNão se trata exatamente do tipo de ampola que estamos acostumados a ver nas lojas de cosméticos: ampolla é um termo mais utilizado em espanhol para se referir a bolhas (como as que se formam na nossa pele) ou a alguns frascos (como os utilizados em laboratórios). O produto tem uma embalagem plástica transparente e um bico um pouco parecido com o que vemos em alguns frascos de soro fisiológico ou colírio.

A promessa da ampolla é proteger, fortalecer e energizar a haste do cabelo, penetrando nas camadas do fio e fornecendo hidratação, maciez e brilho. O produto é beeem líquido (parece água mesmo), e não é tão popular quanto os demais itens da Crece Pelo principalmente porque o frasco é pequeno (então não rende tanto).

Gotero

Gotero Crece PeloEste produto vem num frasco de vidro transparente, com aplicador em conta-gotas (é daí que vem o nome: gotero significa “conta-gotas” em espanhol). Trata-se de uma espécie de tônico capilar, em apresentação líquida e translúcida, levemente oleosa (mas não o suficiente para deixar o couro cabeludo grudento ou pegajoso).

O gotero chamou a nossa atenção porque além da promessa de estimular o crescimento capilar, a sua descrição também promete condicionamento extra profundo e prevenir e recuperar a queda de cabelo.

Vamos avaliar a fórmula daqui a pouco e verificar se essa promessa tem fundamento.

Como usar a linha Crece Pelo?

O primeiro produto a ser utilizado é o shampoo, que deve ser massageado nos cabelos úmidos e enxaguado com bastante água. As instruções da embalagem sugerem que o processo seja repetido três vezes para um ótimo resultado, mas a maioria dos usuários considera isso desnecessário (principalmente pelo fato de o shampoo ser tão forte e adstringente).

Em seguida é preciso retirar o excesso de água dos cabelos e aplicar a máscara de tratamento, que deve ser massageada e permanecer nos fios durante 15 minutos. Após enxaguá-la com bastante água, aplica-se o condicionador, que fica nos cabelos por 5 minutos e também deve ser bem enxaguado. Para finalizar, aplicamos o leave-in de maneira uniforme sobre o cabelo úmido.

A instrução de uso da ampolla é parecida com a do leave-in: aplicar no cabelo úmido depois de lavar e condicionar, sem enxaguar. Como o produto é bem líquido, muitos usuários aplicam na cabeça e massageiam para espalhar e evitar que ele escorra, mas segundo a indicação da embalagem ele deve ser passado na extensão dos fios, não no couro cabeludo (o representante da Boé Cosmetics que conversou com a gente confirmou essa orientação).

As indicações para o uso do gotero são bastante vagas: a embalagem diz que ele deve ser aplicado no couro cabeludo e nos fios, sem enxaguar. Os homens devem utilizar o produto diariamente, e as mulheres “de acordo com a necessidade”. A maioria dos usuários faz uma massagem leve para auxiliar na distribuição e absorção do produto.

Qual a composição da linha Crece Pelo?

A fórmula dos produtos é um ponto complicado e gera muita confusão: é bastante comum duas pessoas comprarem o mesmo item e receberem embalagens com identidades visuais diferentes, ou com listas de ingredientes que não batem.

Isso alimentou especulações sobre a possibilidade de alguns desses itens serem falsificados, e gerou insegurança nos compradores porque alguns dos ingredientes presentes em certas versões dos produtos são evitados por algumas pessoas.

A Boé Cosmetics nos explicou que na verdade a marca Crece Pelo passou por uma reformulação visual há algum tempo (por isso alguns produtos têm uma carinha diferente dos outros). Acompanhando essa mudança, vieram também algumas alterações na composição dos produtos.

Embalagens velha e atual dos produtos Crece Pelo

As embalagens mais antigas de Crece Pelo têm um fundo verde liso, enquanto as novas apresentam uma textura de folha em tons de verde, amarelo e branco.

Mesmo depois da adoção da “cara” nova nas embalagens, parece que algumas fórmulas ainda foram novamente atualizadas. Como a troca da linha não acontece de forma instantânea (vários distribuidores ainda têm os itens com as apresentações antigas), fica difícil saber qual das versões o seu vendedor vai ter. E pra não deixar você no escuro, nós analisamos os pontos mais críticos de todas as variações das fórmulas que conseguimos encontrar.

Extratos e ativos naturais

Vamos começar pela parte dos ativos naturais, que é praticamente a mesma em todos os produtos (a única variação parece ser o ginseng, que não está presente em alguns dos itens):

  • Louro (laurel): Antioxidante (pode proteger o cabelo da luz e conservar melhor a cor), cicatrizante, adstringente e antimicrobiano. Acredita-se que também melhore a circulação e a produção de colágeno na pele.
  • Urtiga (nettle ou ortiga): Bastante utilizada para combater a caspa, o excesso de oleosidade e a queda de cabelo: alguns estudos indicam que o extrato da urtiga pode reduzir a produção do principal hormônio envolvido na calvície clássica (alopecia androgenética).
  • Arnica: Tem ação antiinflamatória, antimicrobiana, antifúngica e cicatrizante. É usada na homeopatia para tratar problemas relacionados ao couro cabeludo (como a caspa, oleosidade e queda de cabelo).
  • Bardana: Adstringente (ajuda a reduzir a oleosidade), antioxidante, antibacteriana e antiinflamatória. Este estudo indica que o extrato de bardana pode ajudar na produção de colágeno na pele.
  • Agrião (watercress ou berro): Rico em beta-caroteno, vitamina C, vitamina E e enxofre, que ajuda a controlar a oleosidade e a tratar a dermatite seborreica (e tem sido muito usado para estimular o crescimento capilar nos estados unidos).
  • Calêndula: Este estudo indica que ela é capaz de inibir a ação de uma enzima chamada COX-2: ela é associada a quadros inflamatórios, mas acredita-se que também possa estar envolvida nos casos de calvície.
  • Ginseng: Muito utilizado como estimulante e rico em antioxidantes, vários estudos indicam que o ginseng pode também estimular a divisão celular na papila dermal, onde os fios de cabelo são produzidos.
  • Hera (ivy ou hiedra): Empregada no tratamento de inflamações, seu efeito adstringente ajuda a combater a oleosidade e a caspa. Contém quercetina, que segundo este estudo poderia inibir a produção de uma prostaglandina associada aos quadros de calvície (a PGD2).
  • Camomila (manzanilla): Tem efeito antibacteriano e antiinflamatório, e é bastante utilizada para ajudar a clarear os cabelos. Contém uma substância chamada apigenina, que segundo este estudo pode estimular o crescimento capilar.
  • Limão (lemon ou limon): O extrato costuma ser utilizado para dar brilho ao cabelo (talvez porque a acidez ajude a fechar as cutículas dos fios) e também no controle da oleosidade e da caspa.
  • Pinho (pine ou pino): Tem atividade antiinflamatória e costuma ser usado no tratamento da psoríase, eczema e até mesmo contra pulgas e piolhos. É rico também em proantocianidinas, apontadas neste estudo como possíveis estimulantes da fase anágena (etapa de crescimento ativo) dos cabelos.
  • Alecrim (romero): Muito utilizado para tratar problemas circulatórios, dores musculares e promover a cicatrização. Este estudo sugere que o alecrim pode inibir a ação do principal hormônio causador da calvície, e este outro compara os efeitos do alecrim e do minoxidil.
  • Capuchinha (capuchina): Rica em vitamina C e antioxidantes e considerada um antibiótico natural, a capuchinha também é utilizada no costume popular para combater a queda e estimular o crescimento do cabelo.
  • Sálvia: Rica em vitaminas A, B, C, potássio, cálcio e antioxidantes, a sálvia também pode ajudar na regulação da oleosidade. É tradicionalmente utilizada contra a caspa e a queda de cabelo.
  • Tioxolona: Substância rica em enxofre, com propriedades adstringentes, antifúngicas e antibacterianas – nas todas as fontes que consultamos dizem que a tioxolona é um composto sintético (ou seja, não deveria estar na lista dos “extratos e ativos naturais”, certo?)! Ainda não tivemos resposta do fabricante do Crece Pelo sobre essa questão.
  • Leite de algodão (milk of cotton ou leche de algodón): Tem propriedades hidratantes, condicionantes e firmadoras, criando uma camada em torno dos fios que protege dos danos e dá brilho ao cabelo.
  • Fibro ativos: Item descrito de formas diferentes (e genéricas) nas embalagens; no gotero ele vem como “Pronalen fibro-actif HSC”, um extrato padronizado de gérmens de soja e trigo que promete revitalizar o crescimento capilar. O gérmen de trigo tem vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, ferro, magnésio e zinco, e o gérmen de soja é rico em isoflavonas (que podem ajudar no crescimento capilar e inibir a ação do hormônio envolvido na calvície).

Os benefícios são muito animadores, mas é preciso olhar pra eles com cautela e senso crítico antes de pensar em sair gastando todo o seu dinheiro num estoque vitalício de Crece Pelo. Uma indicação científica de que um certo extrato vegetal pode reduzir a calvície é encorajadora, mas não significa que se ele for misturado a outros extratos e componentes, colocado num shampoo ou creme de tratamento e aplicado no seu couro cabeludo durante algum tempo, ele vá necessariamente ser capaz de produzir o mesmo resultado.

Além disso, não fazemos ideia de que quantidade de cada um desses extratos realmente está presente em cada produto da linha, já que a composição dos produtos CrecePelo é apresentada nas embalagens de forma separada: primeiro a lista dos ingredientes, depois os extratos e ativos naturais. O padrão de listagem dos componentes de uma fórmula segue a ordem decrescente de concentração, mas com essa separação não dá pra ter ideia da quantidade destes ativos em relação aos demais elementos da composição do produto.

Composição do Crece Pelo (lista de ingredientes da fórmula)

A divisão entre “Ingredientes” e “Extratos e ativos naturais” impede que tenhamos ideia da proporção entre os componentes das duas listas.

Por sinal, vale o alerta: antes de pensar em utilizar algum desses extratos por conta própria, lembre-se que grande parte deles também tem potencial irritante e pode acabar fazendo mal se estiver em doses muito altas ou for utilizado de forma incorreta, ok?

Demais ingredientes

Pra saber exatamente quais são as variações dos produtos Crece Pelo disponíveis pela internet afora, nós fizemos uma verdadeira varredura pelos blogs, canais de vídeo e sites de compras nacionais e internacionais.

Comparando as diferenças de apresentação dos produtos, percebemos que além da identidade visual e da fórmula, vários dos produtos tiveram também pequenas alterações nos tamanhos ao longo do tempo (o shampoo tem versões de 340, 350 e 370 ml, por exemplo).

Além disso, as fórmulas parecem bastante similares se a gente comparar produtos com o mesmo tamanho (o shampoo de 370 ml parece diferente do de 340 ml, por exemplo, mas não encontramos variações comparando dois shampoos de 370 ml entre si).

Pra testar a nossa teoria e tentar organizar essa bagunça, preparamos uma lista com as correspondências que encontramos entre fórmula (em inglês) e tamanho dos produtos. E pra completar essa lista e conferir se ela está mesmo correta, nós vamos pedir a sua ajuda:

Se você tem algum produto da linha Crece Pelo, por favor confira se a fórmula do seu item bate com a que nós encontramos. Ou se tiver algum produto com tamanho ou fórmula diferente das que listamos, conte pra gente aqui nos comentários ou por e-mail (contato@chegadequeda.com.br) – se você puder fotografar a frente e o verso do produto, melhor ainda!

É claro que nem todo mundo se interessa em analisar com tanto nível de detalhes a fórmula dos produtos: se você quiser pular essa parte e ir direto para as perguntas mais frequentes sobre a composição dos produtos Crece Pelo, clique aqui.

ProdutoIngredientes
Shampoo 340 ml (12 fl oz)Water, Sodium Laureth Sulphate, Cocamide DEA, Sodium Chloride, Cocamide Propyl Betaine, Dimethicone, Piroctone Olamine, Fragrance
Shampoo 350 ml (12.5 fl oz)Water, Sodium Laureth Sulphate, Cocamide DEA, Sodium Chloride, Cocamide Propyl Betaine, Dimethicone, Piroctone Olamine, Fragrance
Shampoo 370 ml (13.2 fl oz)Water Purificated, Sodium Laureth Sulphate, Cocoamidopropyl Betaine, Diethanolamide of Coconut Fatty Acid, PEG-150 Pentaerythryl Tetrastearate, Cinnamidopropyl Trimonium Chloride, Panthenol, Hidrolyzed Silk, Parfum, Tetrasodium EDTA, Diazolidinyl Urea, Citric Acid
Condicionador (Rinse) 340 ml (12 fl oz)Water, Cetearyl Alcohol, Gliceryl Monoestearate, Behentrimonium Chloride, Fragrance, Diazolidinyl Urea
Condicionador (Rinse) 350 ml (12.5 fl oz)Water Purificated, Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, Cethyl Trimethyl / Amonium Chloride, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate, Propylene Glycol, Mineral Oil, Parfum, Panthenol, Glycerin, Polyquartenum-11, Diazolidinyl Urea, Disodium EDTA, Citric Acid
Condicionador (Rinse) 370 ml (13.2 fl oz)?
Máscara de tratamento 240 g (8.5 oz) e 56 ozWater Purificated, Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Behentrimonium Methosulfate, Isopropyl Myristate, Propylene Glycol, PEG-12 Dimethicone, Hydrolized Silk, Parfum, Panthenol, Glycerin, Polyquaternium-11, Quaternium-80, DMDM Hidantoin, Disodium EDTA, Citric Acid
Máscara de tratamento 454 g (16 oz)Water, Cetearyl Alcohol, Gliceryl Monoestearate, Behentrimonium Chloride, Perfume, Diazolidinyl Urea. (OBS: Algumas leitoras encontraram unidades com a mesma composição da de 240g, descrita acima)
Máscara de tratamento 794 g (28 oz)Water, Cetearyl Alcohol, Gliceryl Monoestearate, Behentrimonium Chloride, Fragrance, Diazolidinyl Urea
Leave in 113.5 g (4 oz)Water Purificated, Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, Cethyl Trimethyl / Amonium Chloride, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate, Cyclomethicone, Dimethicone, Ceramide, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Silk Protein, Hydrolized Protein, Keratin, Propylene Glycol, Parfum, Glycerin, Polyquaternium-11, Diazolidinyl Urea, Disodium EDTA, Citric Acid.
Leave in 340 ml (12 fl oz)Water, Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, Cyclomethicone, Dimethicone, Keratin, Ceramide, Silk Protein, Hydrolyzed Protein, PEG-50, Poliquaternium, Parsol, Glycerin, Cetrimonium Chloride, Citric Acid, Diazolidinyl Urea, Fragrance
Ampolla 15 mlWater, Cetearyl Alcohol, Stearyl Alchol, Gliceryl Monoestearate, Behentrimonium Chloride, Fragrance, Diazolidinyl Urea
Ampolla 20 mlPurified Water, PEG-12 Dimethicone, Keratin Hydrolyzed, Glicerine, Propylenoglycol, Polyoxyethylene (20) / Sorbitan Monolaurate, Vitamin E, Natural Hidrokeratin, Parfum, Diazolidinyl Urea, Hydrolized Protein, Silk Hydrolized, Panthenol
Ampolla 23 mlWater Purificated, PEG-12 Dimethicone, Keratin Hydrolyzed, Glicerine, Propylenoglycol, Polyoxyethylene (20) Sorbitan Monolaurate, Vitamin E, Natural Hidrokeratin, Parfum, Diazolidinyl Urea, Hydrolized Protein Wheat, Silk Hydrolized, Panthenol
Gotero 120 ml (4.25 fl oz)Purified Water, PEG-12 Dimethicone, Keratin Hydrolyzed, Biotynoyl, Apigenin, Oleanolic Acid, Glicerine, Propylenoglycol, Polyoxyethylene (20) / Sorbitan Monolaurate, Vitamin E, Natural Hidrokeratin, Parfum, Diazolidinyl Urea, Hydrolized Protein, Silk Hydrolized, Panthenol

Perguntas mais frequentes sobre a fórmula:

Tem sal?

Só encontramos cloreto de sódio (que é o que chamamos convencionalmente de sal) nas versões de 340 e 350 ml do shampoo, mas existem outros tipos de sais em outros produtos (que servem principalmente para ajudar a condicionar o cabelo ou para oferecer proteção solar).

As preocupações com a presença de sal em shampoos e produtos afins geralmente têm a ver com possíveis danos aos cabelos (já explicamos que isso não acontece no post sobre o shampoo bomba) ou com o fato de que ele poderia tirar o efeito das escovas progressivas por abrir a cutícula dos fios (já falamos sobre abertura e fechamento da cutícula neste post), e são em sua maior parte infundadas.

Tem formol?

Vários itens da linha têm diazolidinil ureia, um conservante liberador de formol (e a versão de 240 g da máscara de tratamento tem DMDM hidantoína, que também é liberadora de formol). O maior risco desses produtos é provocar alergia em algumas pessoas (mas nada comparado com o perigo das quantidades absurdas de formol que são adicionadas a algumas escovas progressivas – aliás, vale lembrar que no Brasil a Anvisa autoriza o uso de formol como conservante em pequenas concentrações).

Tem óleo mineral?

Apenas a versão de 350 ml do condicionador (rinse) tem óleo mineral (que é um tipo de petrolato), os demais produtos não. A polêmica em torno do óleo mineral surgiu principalmente porque as versões não purificadas podem conter compostos tóxicos, mas estas versões não são normalmente utilizadas na indústria cosmética (para entender por que muitas vezes o ataque aos óleos minerais tem mais a ver com estratégias de marketing do que com algum risco real para a nossa saúde, leia este post).

Tem outros petrolatos?

Não, nenhum item da linha.

Tem silicones?

Sim; a maioria dos itens tem silicones ou derivados (as exceções que encontramos até agora são o shampoo de 370 ml, o condicionador de 340 ml e as máscaras de 454 e 794 g).

Os silicones são utilizados na indústria cosmética porque deixam os cabelos macios e brilhantes, ajudam a evitar a perda de água e aumentam a resistência a danos físicos e ao calor. A maior preocupação é que alguns deles podem ser difíceis de remover e acabar acumulando nos fios.

Dos silicones e derivados presentes na linha Crece Pelo, dois deles são solúveis em água e saem com facilidade (PEG-12 dimeticona e quatérnio-80), um deles tende a evaporar e não deve acumular nos fios (ciclometicona) e os outros três (dimeticona, poliquatérnio-11 e parsol) devem ser bem removidos com o uso de substâncias como a cocamidopropil betaína e o lauril éter sulfato de sódio (ambos presentes na fórmula de todas as versões do shampoo Crece Pelo).

Tem propilenoglicol?

O condicionador de 350 ml, a máscara de 240 g, o leave in de 113.5 g, a ampolla de 20 e 23 ml e o gotero têm propilenoglicol (é um agente umectante que pode causar alergia em algumas pessoas), os demais itens da linha não.

Tem parabenos?

Nenhum item da linha nova que encontramos até agora tem qualquer tipo de parabeno, mas achamos algumas menções a uma fórmula que contém metilparabeno e propilparabeno (algumas fontes dizem que é de uma versão da máscara de tratamento, outras associam a outros produtos – imaginamos que ela deve ser referente a algum produto da linha antiga).

Tem sulfatos?

Apenas o shampoo: todas as versões dele contêm lauril éter sulfato de sódio (um agente surfactante comum, responsável pela ação de limpeza e pela produção de espuma). O maior risco relacionado a essa substância é o de causar irritação e ressecamento (provavelmente é o motivo de o shampoo ser tão forte), mas isso normalmente depende da concentração e do uso do produto.

Muita gente alega também que o lauril éter sulfato de sódio poderia ser contaminado por uma substância potencialmente cancerígena (1,4-dioxano) durante a sua produção. A FDA (Food and Drug Administration, agência que regula a comercialização de cosméticos nos Estados Unidos) diz que esse risco é pequeno (e vem diminuindo cada vez mais) com as tecnologias de produção atuais, que já orienta os produtores sobre os meios de minimizar essa ocorrência e que adotaria todas as medidas necessárias caso entendesse que essa contaminação representasse risco de saúde para a população.

Já o metosulfato de berrentrimônio (presente em uma das versões do condicionador, da máscara de tratamento e do leave in), substância de ação condicionante que reduz a estática e o frizz, não tem nenhuma ocorrência de contaminação conhecida.

Tem corantes?

Não, nenhum item da linha.

Tem fragrância?

Sim, todos os itens da linha (pode causar alergia em algumas pessoas).

Crece Pelo funciona mesmo?

Antes de avaliar o resultado dos produtos Crece Pelo, temos que entender que nenhuma linha de produtos para o cabelo ou cosméticos apresenta exatamente os mesmos efeitos em todas as pessoas. Por mais bem avaliados que os produtos sejam, é quase certo que sempre vai haver quem não obtenha o efeito esperado. Cada cabelo é diferente e tem necessidades diferentes.

Dito isso, a grande maioria das resenhas e reviews do Crece Pelo são bastante positivas. Muitas pessoas adotaram definitivamente alguns produtos da linha na sua rotina de cuidados com os cabelos (principalmente o shampoo e a máscara de tratamento) e relataram que os cabelos passaram a quebrar menos, ficaram mais macios, brilhantes e cresceram mais.

Avaliação produtos Crece Pelo

Além da enorme quantidade de resenhas e “antes de depois” atestando a qualidade dos produtos Crece Pelo, eles também são muito bem avaliados em sites de compras internacionais (como a Amazon, por exemplo).

Alguns dos relatos que mais chamaram a nossa atenção foram os do gotero: muitos usuários disseram ter observado novos fios começando a crescer nas áreas mais ralas ou calvas. O ganho de densidade capilar levou alguns meses para aparecer (entre 3 e 8 meses, segundo a maioria dos depoimentos).

O fato de a fórmula dos produtos ter algumas substâncias que podem causar irritação no couro cabeludo fez com que nós esperássemos mais relatos mencionando esse tipo de reação, mas só encontramos dois. Os outros reviews negativos da Crece Pelo só diziam não ter percebido efeito nenhum.

Qual o preço dos produtos Crece Pelo?

É difícil dizer quanto custam os itens da linha Crece Pelo porque o valor varia muito de loja pra loja. Em alguns casos a diferença entre o preço mais caro e o mais barato que encontramos para um determinado produto chegou a 350% (!), então é muito importante pesquisar antes de comprar.

Kit Crece Pelo com shampoo, condicionador, mascara de tratamento, leave in, ampolla e sacola

É comum encontrar os produtos Crece Pelo vendidos em kits, como este (que inclui shampoo, condicionador, máscara de tratamento, leave in, ampolla e uma sacola da Boé Cosmetics).

De modo geral, o shampoo e o rinse (condicionador) costumam ficar entre R$ 25 e R$ 50 cada. O leave-in varia entre R$ 30 e R$ 60, e a máscara de tratamento tem valor médio entre R$ 30 e R$ 80 (os preços de ambos os itens variam segundo o tamanho do produto). A ampolla geralmente sai por cerca de R$ 35, e o gotero fica em torno de R$ 80 (e é o item da linha mais difícil de encontrar).

A maioria das lojas vende também kits com dois ou mais itens da linha (que podem apresentar um preço total mais em conta). Um dos kits mais comuns vem numa sacola com a marca da Boé Cosmetics e traz todos os produtos Crece Pelo, exceto o gotero (o valor costuma ficar entre R$ 150 e R$ 200).

Vale lembrar que nem sempre o lugar que apresenta o preço mais barato acaba sendo o melhor, pois é preciso considerar também o envio e outras taxas que podem aumentar o preço final. Algumas lojas online oferecem frete grátis a partir de um determinado valor (ou para determinadas regiões) e fazem promoções periódicas, o que pode ajudar a deixar a compra bem mais barata.

Onde comprar Crece Pelo?

Infelizmente os produtos da linha Crece Pelo ainda não têm ampla distribuição nas farmácias e lojas de cosméticos brasileiras (se você encontrou em alguma loja na sua cidade, conte pra gente nos comentários ao final do post!).

A Boé Cosmetics está desenvolvendo uma loja online que deve aceitar compras do Brasil, mas enquanto ela não começa a funcionar, o caminho mais fácil é recorrer a outros sites de compras.

A maneira mais simples e rápida de adquirir os seus produtos é através das lojas virtuais nacionais. As opções de pagamento e parcelamento costumam ser mais variadas (e eliminam a necessidade de ter um cartão de crédito internacional), os sites estão em português e em muitos casos o produto já se encontra no Brasil, o que agiliza o prazo de entrega (e corta despesas com frete internacional e taxas).

Atualização (18/04/2016) – A loja virtual Boé Crece Pelo liberou um desconto especial para os leitores do Chega de Queda! Basta incluir o código CHEGADEQUEDA no campo “possui cupom de desconto?” ao final da sua compra.

Você também pode comprar os produtos Crece Pelo em sites como o Mercado Livre (sempre avaliando bem a reputação dos vendedores, para evitar qualquer surpresa desagradável) e o Enjoei (onde a oferta é menor, mas ainda é possível encontrar boas opções).

Se você se vira bem com o inglês e tem cartão internacional, dá pra encontrar Crece Pelo também no eBay e na Amazon: não é difícil achar preços muito mais baratos do que os praticados no Brasil, mas é preciso lembrar de considerar as taxas na hora de comparar os preços (muitas vezes os custos de envio e os impostos acabam tornando o preço final igual ou maior do que encontramos nos sites nacionais).

Vale a pena testar?

Na nossa opinião vale a pena sim. O fato de a linha Crece Pelo ter tantos relatos de usuários satisfeitos no mundo todo pesa bastante a favor, e a seleção de ativos naturais realmente parece ser fundamentada para o propósito de estimular o crescimento do cabelo, combater a caspa e ajudar a evitar a queda (sem ignorar as ressalvas que já fizemos anteriormente sobre isso).

É claro que não dá pra ter certeza de que os produtos vão funcionar mesmo em todos os casos, mas já que eles são fáceis de encontrar na internet (e muitas vezes com um preço razoável), pode ser válido fazer pelo menos uma experiência.

Mas antes disso, vale frisar que:

  • Você deve ser realista em relação aos resultados esperados, e ter bastante cautela e critério para avaliar as resenhas dos produtos internet afora (já mostramos o quanto é complicado estimar o crescimento do cabelo a partir dos “antes e depois” da internet no post sobre o shampoo bomba);
  • A linha não tem indicação para um tipo de cabelo específico, e não deve atender a 100% das necessidades de todos eles (ou seja, observe como o seu cabelo reage e adapte o uso à sua realidade);
  • Os resultados de qualquer espécie de tratamento para queda ou crescimento capilar geralmente levam tempo para aparecer (estamos falando de meses, não de semanas, ok?), e muita gente desiste antes que os efeitos possam ser perceptíveis – não seja uma dessas pessoas!
  • O seu cabelo pode estar caindo ou crescendo menos que o normal devido a causas que requerem tratamentos mais específicos (um caso de deficiência nutricional só deve ser totalmente resolvido com mudanças na alimentação e/ou com o uso de suplementos como o Pantogar ou o Imecap Hair, por exemplo).

Estando ciente de tudo isso, você tem o nosso sinal verde pra testar a linha Crece Pelo – e não se esqueça de voltar e deixar um comentário contando como foi a sua experiência, certo?

Se você tiver alguma dúvida que não foi respondida neste post ou quiser deixar sugestões de temas para as próximas publicações, fale com a gente nos comentários ou pelo e-mail contato@chegadequeda.com.br. E pra ficar sabendo sempre que houver conteúdo novo aqui no site, você também pode acompanhar o Chega de Queda! pelo Facebook, Twitter e Pinterest.

facebooktwittergoogle_pluspinterest
AVISO: As informações e opiniões publicadas pelo Chega de Queda! não possuem autoridade profissional e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico. Nunca utilize qualquer medicação por conta própria. Consulte sempre o seu médico.
Comentários
  1. Ester Alves do Valle Xavier
    • Chega de Queda!
      • Ingrid
        • Chega de Queda!
          • Kelly Roncari
          • Chega de Queda!
        • Rosane Nobrega
      • Elisa
  2. Cintia
    • Caroline
  3. Vitoria
    • Chega de Queda!
    • Raquel
      • Patricia
    • Jeane Souza
    • Kayele
  4. Lilian
  5. Marta
    • Chega de Queda!
  6. Marta
    • Chega de Queda!
  7. Isabela
  8. Ana Flávia
  9. Isa
    • Chega de Queda!
    • Aline Anselmo
  10. Diogo
  11. Stephanie
    • Chega de Queda!
  12. Joice
    • Chega de Queda!
  13. Clara França
    • Chega de Queda!
  14. Nathacha
    • Chega de Queda!
  15. Madalena Zavatti
  16. Monique
  17. Juliana
  18. Anderson
    • Chega de Queda!
  19. Juliana
    • Chega de Queda!
    • Antonio
  20. Raquell
    • Chega de Queda!
  21. Rafaela Andrade
  22. Naiara
    • Chega de Queda!
  23. Aline Rodrigues
    • Chega de Queda!
  24. Gabriella
    • Chega de Queda!
  25. Ana P
  26. Mara
    • Chega de Queda!
    • Juliana
      • Chega de Queda!
  27. Joyce
    • Chega de Queda!
  28. Ester
  29. Vanderléia Marques
    • Chega de Queda!
  30. Joice
  31. Ana
    • Chega de Queda!
  32. Eline
    • Chega de Queda!
    • Bianca
  33. Valéria
    • Camila
    • Jacquelline
  34. Aline Santos
  35. Camila
    • Chega de Queda!
  36. Alinne Costa
    • Chega de Queda!
  37. Thays
  38. Josiane
    • Chega de Queda!
  39. Simone
  40. Franciele
  41. Michele
    • Chega de Queda!
  42. Vanessa Pontes
    • Chega de Queda!
  43. Elizabete
  44. Juliana
  45. Mari
  46. Rita
  47. Richard
    • Chega de Queda!
  48. Elisa
    • Chega de Queda!
  49. Tamara
    • Chega de Queda!
      • Tamara
      • Tamires Cerqueira
  50. Nildo
    • Chega de Queda!
  51. Fernanda Ferreira
    • Chega de Queda!
  52. Camila
  53. Andressa
    • Goreth
  54. Kelly
  55. Suzana Leal
  56. Diva
  57. Rosa
    • Chega de Queda!
  58. Débora
    • Chega de Queda!
  59. Vilzamara
    • Chega de Queda!
  60. Gabryella
    • Chega de Queda!
  61. Daniele
  62. Renata
    • Chega de Queda!
  63. Patricia
    • Chega de Queda!
  64. Leska
    • Chega de Queda!
      • Leska
  65. Jessica
    • Chega de Queda!
  66. Brigitte
    • Chega de Queda!
  67. Nathália Mattis
    • Chega de Queda!
  68. Regina
    • Chega de Queda!
    • Antonio
  69. Susan Mesquita
    • Chega de Queda!
  70. Gabriel
    • Chega de Queda!
  71. Maria
    • Chega de Queda!
  72. Carol
    • Giovani
  73. Camila
  74. Gyovana
    • Chega de Queda!
  75. Lais
  76. Aline
  77. Joice
    • Chega de Queda!
  78. Lika Flores
  79. Ana Karina
    • Chega de Queda!
  80. Erica
    • Chega de Queda!
  81. Nathanne
    • Chega de Queda!
  82. Elsa Morais
    • Chega de Queda!
  83. Angela
  84. Renata
    • Chega de Queda!
  85. Joana
    • Chega de Queda!
      • Joana
  86. Marina
  87. Fabiane Baracho
    • Chega de Queda!
  88. Jéssica
  89. Sheila
    • Chega de Queda!
  90. Patrícia Britto
  91. Amanda
  92. Andreza Laurentino
  93. Jéssica
  94. Isabela
    • Chega de Queda!
  95. Flavia
    • Chega de Queda!
  96. Carol
    • Chega de Queda!
  97. Tatiane
    • Flavia
    • Chega de Queda!
  98. Camila
    • Chega de Queda!
    • Aliine
  99. Antonio
    • Chega de Queda!
  100. Bruna
  101. Elisa
    • Antonio
  102. Francinete Pacheco
  103. Isadora
    • Francinete Pacheco
      • Chega de Queda!
  104. Moreira
  105. Mikely
    • Chega de Queda!
  106. Francinete Pacheco
    • Chega de Queda!
  107. Andiara
  108. Will
  109. Thainá
    • Chega de Queda!
  110. Nathalia
  111. Francinete Pacheco
  112. Leyla
    • Chega de Queda!
  113. Érika
    • Chega de Queda!
  114. Lorena
  115. Andiara
    • Thamires
  116. Alice Nicacio
  117. Francinete Pacheco
  118. Wanessa
    • Chega de Queda!
  119. Débora
  120. Antonio
  121. Andiara
  122. Debora
  123. Paula
  124. Amanda
    • Chega de Queda!
  125. Dayana
    • Chega de Queda!
  126. Patricia Alves
    • Chega de Queda!
  127. Caroline
    • Chega de Queda!
  128. Amanda
    • Chega de Queda!
  129. Débora
  130. Thais
  131. Bianca
  132. Guilherme
    • Chega de Queda!
  133. Lourdes
  134. Aline
  135. Giovani
    • Chega de Queda!
  136. Raquel Mendonça Wenceslau
    • Chega de Queda!
  137. Brenda
  138. Mary
  139. Aline
    • Chega de Queda!
  140. Edivana
    • Chega de Queda!
  141. Telma
    • Chega de Queda!
  142. Cris
    • Chega de Queda!
  143. Lana Rodrigues
  144. Patricia Martines Avila
  145. Alanna Grellmann
  146. Nicole Ribeiro
  147. Amanda
    • Renny Karlla
  148. Diego
    • Chega de Queda!
  149. Gilmar
  150. Camila
    • Chega de Queda!
  151. L.H
    • Chega de Queda!
  152. Angelica
  153. Raquel
    • Chega de Queda!
  154. Luna
    • Chega de Queda!
  155. Suellen
  156. Eduardo Hunter X
    • Chega de Queda!
  157. Leidiane
    • Chega de Queda!
  158. Agatha
  159. Ana Paula
  160. Antonia Souto
    • Chega de Queda!
  161. Jacquelline
    • Chega de Queda!
  162. Antonio
  163. Diana
    • Chega de Queda!
  164. Sheila
  165. Jaqueline
  166. Cristiane

Deixe seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *