Minoxidil: o melhor tônico capilar do mundo?



Com tantos laboratórios pesquisando tratamentos para queda de cabelos no mundo todo, é uma surpresa descobrir que um dos candidatos mais fortes ao troféu de Melhor Tônico Capilar foi descoberto por acidente!
Não estamos falando de um produto específico, na verdade, mas sim do minoxidil, o princípio ativo de vários produtos anti-queda conhecidos internacionalmente (Rogaine, Regaine, Neoxidil ,Tugain, Mintop, Ylox e Lacovin são alguns deles).

O Minoxidil faz parte da formulação de tônicos capilares, cremes, espumas e loções no mundo inteiro.
Inicialmente o minoxidil era comercializado apenas como um vasodilatador para casos de hipertensão, em forma de comprimidos com o nome comercial de Loniten. Alguns usuários começaram a desenvolver hipertricose (crescimento exacerbado dos pelos do corpo) e observaram que áreas do couro cabeludo afetadas pela alopecia estavam se recuperando.
A partir daí começaram a ser desenvolvidas as loções de minoxidil para aplicação tópica, comercializadas especificamente para combater a queda de cabelo e estimular o fortalecimento e crescimento dos fios.
(Curiosidade: outras duas substâncias super populares na luta contra a queda de cabelos, a finasterida e o cetoconazol, também foram descobertas “por acidente”, durante pesquisas com medicamentos formulados para tratar de outras enfermidades).
Como o minoxidil funciona?
Desde a descoberta dos efeitos do minoxidil no controle da queda de cabelos, vários pesquisadores têm tentado entender exatamente como ele funciona, mas até hoje não há consenso na comunidade científica sobre a forma de atuação da substância nos folículos capilares.
Uma das hipóteses mais divulgadas é a de que, por ser um vasodilatador, o minoxidil seria capaz de estimular a circulação sanguínea e a chegada de mais oxigênio e nutrientes para os folículos. Porém, como outras substâncias vasodilatadoras não produzem o mesmo efeito, acredita-se que o mecanismo de atuação seja um pouco mais complexo.
Outra possível explicação seria a capacidade do minoxidil de abrir os canais de potássio nas membranas celulares, que controlam várias funções e podem interferir no ciclo de vida dos cabelos.
O fato é que o minoxidil parece aumentar o tamanho dos folículos e prolongar a duração da fase anágena dos fios (saiba mais sobre as fases de crescimento dos cabelos aqui).

Resultados obtidos com 4 meses de tratamento, divulgados por um fabricante de produtos à base de Minoxidil (Fonte)
Várias pessoas observam um período de queda acentuada dos fios logo após o início do tratamento, e em seguida os resultados do produto começam a aparecer. Acredita-se que essa queda inicial (chamada de shedding) aconteça porque o minoxidil anteciparia a saída dos fios que já se encontram na fase telógena, para que novos fios na fase anágena possam nascer.
Qualquer que seja o mecanismo real de atuação do minoxidil, ele não parece afetar diretamente a produção ou a atividade do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), considerado o maior responsável pelos quadros de alopecia androgenética. Nesses casos, muitas pessoas observam resultados ainda mais encorajadores quando combinam o uso do minoxidil a algum outro tratamento que atue no nível hormonal, como a finasterida ou outros antiandrógenos.
Como em qualquer outro tratamento conhecido atualmente para a alopecia androgenética, os resultados obtidos com o minoxidil não são definitivos, e só se conservam enquanto durar o tratamento: caso ele seja interrompido, em algum tempo o padrão de avanço da alopecia será retomado normalmente.
Como se usa o minoxidil?
Aquela primeira versão do minoxidil, em comprimidos, não é considerada ideal para o tratamento da queda de cabelos porque a sua atuação é sistêmica, ou seja, impacta todo o organismo. Lembre-se que o remédio foi feito inicialmente para tratar a hipertensão: se for consumido por alguém com pressão arterial normal ou baixa, pode acabar causando problemas sérios de saúde.
Os tônicos capilares e demais versões tópicas (para aplicação direta sobre a pele, em forma de loção, creme ou gel) são mais seguros porque não permitem que o produto seja amplamente absorvido pelo organismo. As formulações geralmente são produzidas em concentrações de 2% e 5%.
A versão de 5% é contra-indicada para mulheres no Brasil. Acredita-se que por ser mais forte, ela possa vir a estimular o crescimento de pelos em outras áreas do corpo, como o rosto (portanto o uso de minoxidil 5% em mulheres é considerado off-label). Como não existem muitas pesquisas sobre o uso durante a gravidez e lactação, ele costuma ser desaconselhado nesses casos (o ideal é conversar com o seu médico para avaliar os riscos e benefícios).

Os tônicos capilares com minoxidil costumam vir com aplicadores em spray ou conta-gotas.
O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia sobre as áreas afetadas, com o couro cabeludo seco. Existe uma variedade de aplicadores (em spray, conta-gotas e massageadores), mas sempre que você utilizar os dedos para aplicar ou massagear o produto, deve lavar bem as mãos logo em seguida. Para obter os melhores resultados, é recomendado deixar o produto em contato com o couro cabeludo por pelo menos 4 horas antes de molhar a cabeça.
Os efeitos podem levar de 2 meses a 1 ano para se manifestarem, portanto é necessário manter o uso prolongado para observar resultados satisfatórios. Os efeitos mais expressivos são observados em pessoas com menos de 40 anos, principalmente quando o quadro de queda de cabelos é recente (instalado há 5 anos ou menos) e a área tratada é pequena.
O minoxidil não deve ser aplicado sobre áreas irritadas, feridas ou sensíveis do couro cabeludo (não utilize se estiver com queimaduras de sol ou se tiver realizado algum procedimento químico recentemente, como descolorir os cabelos, pois pode causar reações desagradáveis como ardência e prurido). É recomendado evitar a exposição da área em tratamento ao sol, pois a pele pode ficar mais sensível. Algumas formulações contêm álcool ou propilenoglicol como veículo, substâncias que podem causar ressecamento do couro cabeludo e dermatites de contato: nesses casos, as fórmulas com lipossomas podem ser boas substitutas e promover a absorção do produto reduzindo a possibilidade de irritações.
Vale frisar que qualquer medicação, de uso sistêmico ou tópico, deve ser sempre prescrita e acompanhada por um médico, que vai analisar o seu quadro específico, avaliar possíveis fatores de risco (como contra-indicações e possíveis interações medicamentosas) e garantir a eficácia e segurança do seu tratamento. Se durante o uso do minoxidil você apresentar qualquer sinal de alergia, dor, inchaço, taquicardia, tonturas, ganho de peso súbito ou qualquer outro sintoma inesperado, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.
Vale a pena utilizar o minoxidil?
A menos que você tenha sensibilidade ao produto, ou um quadro de alopecia extremamente severo e avançado (como nos casos de alopecia cicatricial, total ou universal), o minoxidil parece ser uma boa opção para integrar o seu arsenal contra a queda de cabelo – ele não seria o princípio ativo de alguns dos melhores tônicos capilares do mundo à toa, certo?
Uma das principais vantagens é que ele pode ser útil em vários quadros diferentes de queda de cabelos – no tratamento da alopecia androgenética clássica, na recuperação de áreas atacadas em episódios de alopecia areata, eflúvio telógeno e tricotilomania, ou para estimular o crescimento dos fios após um transplante capilar, por exemplo. Além disso, a aplicação tópica reduz enormemente as chances de qualquer efeito colateral, e torna o uso do produto fácil e rápido de aprender.
O custo dos produtos tem deixado de ser um problema porque o minoxidil vem se tornando cada vez mais popular, com opções disponíveis no mercado variando desde a casa dos R$ 20 até acima dos R$ 200 (dependendo da quantidade de produto, duração do tratamento, apresentação da fórmula, método de aplicação, etc). Ou seja, tem pra todos os gostos – e bolsos 🙂
Os resultados não são rápidos nem milagrosos, e o ideal é que o minoxidil não seja o seu único tratamento contra a queda de cabelos – um produto sozinho não costuma ser tão eficaz quanto um kit que ataque o problema por várias “frentes” diferentes. Mas com paciência e disciplina, ele pode ser sim uma adição valiosa ao seu arsenal anti-queda!
Uma pergunta pra você:
Como os resultados do tratamento com minoxidil variam bastante (de acordo com a causa da queda de cabelos, o tempo de uso e outras particularidades de cada caso), nós queremos saber: Você já utilizou o minoxidil? Como foi a sua experiência? Conte pra nós nos comentários!



Oi, estou usando o minoxidil há cerca de três meses, a causa para este tratamento é que fui submetida há uma cirurgia de craneoctomia descompressiva. Após a mesma adquiri alopecia cicatricial, a área era grande e agora noto que os fios vêm lentamente crescendo e a área diminuindo. Enfim, vou fazer uma outra cirurgia de reconstrução craniana e gostaria de saber se é possível que eu volte a ter este mesmo problema? O que devo fazer?
Lúcia, você pode conversar com o médico sobre as medidas que deve adotar no pré e pós operatório para favorecer a sua recuperação e a boa cicatrização, mas qualquer cirurgia tem o potencial de provocar episódios de eflúvio telógeno alguns meses depois do procedimento (quadro que tende a se reverter sozinho assim que o organismo se recupera totalmente do impacto da cirurgia).
Olá!!! Comecei o tratamento com minoxidil a 5 meses, uso também o shampoo Vichy energizante e não estou vendo resultado, na verdade às vezes sinto como se estivesse caindo mais… existe casos de pessoas que usam o Minoxidil e não têm efeito? Ou ainda é cedo? Às vezes pela correria do dia a dia acabo aplicando uma só vez, ou às vezes nem consigo aplicar, isso atrapalha o tratamento? Preciso lavar as mãos para aplicar o Minoxidil? Desde já agradeço a atenção.
Antonio Carlos, é difícil dizer se a falta de resultados tem a ver com a irregularidade do uso ou se o produto realmente não é eficaz para o seu caso: o melhor é pedir a opinião do seu dermatologista. Sobre lavar as mãos, o importante é fazer isso imediatamente após a aplicação, para retirar qualquer resíduo do produto.
Oi, onde encontro minoxidil?
André, você pode comprar minoxidil principalmente nas farmácias. Algumas lojas online também disponibilizam o produto (inclusive em versões importadas).
Olá, tenho 39 anos, cabelos lisos e sou calvo nas laterais desde os 20 anos. Quando eu era mais novo batia vento mas ninguém percebia a calvície porque meu cabelo era mais cheio, agora hoje quando eu ando na rua e bate um vento meu cabelo balança, aí fica horrível. Por favor me ajude, pelo amor de Deus, será que o minoxidil resolve meu caso triste? Agradeço a você desde já.
André, o minoxidil é bastante utilizado no tratamento da alopecia androgenética, mas o ideal é que você procure um dermatologista para avaliar o seu caso específico e determinar as melhores alternativas de tratamento, ok?
O pior é que eu não vejo muita queda de cabelo não, só cai alguns fios quando eu seco o cabelo com a toalha e depois para. Já que muita gente fala que é normal cair 100 fios por dia. Mas eu acho que aos poucos deve ter caído muito nas entradas, pelo menos eu vejo isso desde 18, 19, 20 anos de idade. Obrigado pela resposta acima.
Boa noite. É obrigado a pessoa ir ao dermatologista? Tem que usar o minoxidil com Pantogar? Ou deve usar só o minoxidil puro?
Marcelo, a gente não recomenda o uso de nenhum medicamento sem consulta prévia a um médico. O Pantogar é um suplemento alimentar, seu uso não é relacionado obrigatoriamente com o minoxidil.
Olá, boa noite! Estou com queda de cabelo. Consultei com uma dermatologista e ela me receitou o uso de Pantogar associado ao Minoxidil(5%), IGF(1,5%) e VEGF (1%). O Minoxidil foi manipulado com esses dois itens acima. Tenho que aplicar 20 gotas no couro cabeludo, de manhã e à noite. Queria saber se toda vez que eu aplicar o Minoxidil tenho que lavar o cabelo? Eu não posso passar tipo hoje e amanhã e lavar somente no dia seguinte? Eu posso ficar com o produto 2 dias no cabelo? Desde já agradeço pela atenção!
Daiane, o que pode acontecer se você ficar muito tempo sem lavar é um acúmulo de resíduo do produto no couro cabeludo (se houver descamação, irritação ou qualquer outro tipo de reação, você deve conversar com o seu dermatologista).
Olá, no final de abril fiz uso de um alisamento e desde então meu cabelo começou cair e não para, já estou com uma entrada enorme na frente. Será que o cabelo que caiu e está caindo vai voltar a nascer? Estou usando pill food e vou iniciar minoxidil 2%. Desde já agradeço!
Nara, alisamentos geralmente causam quebra (o fio se parte ao meio, em vez de sair pela raiz) ou queda se causarem algum tipo de irritação no couro cabeludo. Se a causa for mesmo essa, é provável que o cabelo volte a nascer normalmente em alguns meses, mas se isso não acontecer você deve investigar o caso mais a fundo com o seu dermatologista.
O meu cabelo está caindo mesmo, isso foi depois do relaxamento. Está caindo muito e meu único medo é só querer saber se vão nascer cabelos novos no lugar dos que estão caindo! Obrigada.
Nara, é provável que sim (a gente ainda não viu nenhum caso de alopecia irreversível provocada por alisamento químico), mas nós não temos como avaliar o seu quadro. Se houve lesão no couro cabeludo, ou se o problema não for solucionado em alguns meses, o ideal é conversar com um dermatologista.
Olá, uso o minoxidil a 7 meses e já vejo um resultado desde o começo, sendo que tomo também a finasterida. Gostaria de saber sobre o shampoo de cetoconazol, para que ele serve? Grato.
Caio, pra ver o nosso post sobre os shampoos de cetoconazol, clique aqui.
Olá, gostaria de saber se tenho que lavar o cabelo logo após as quatro horas de aplicação do minoxidil capilar
Marta, essa recomendação tem a ver com o tempo mínimo indicado para o intervalo entre o momento da aplicação e o de lavar os cabelos, ou seja, não é obrigatório lavar os cabelos 4h após a aplicação. O que pode acontecer se você ficar muito tempo sem lavar é um acúmulo de resíduo do produto no couro cabeludo (se houver descamação, irritação ou qualquer outro tipo de reação, você deve conversar com o seu dermatologista).
Se eu pintar o cabelo com Natucor posso passar o minoxidil sem sair a cor?
Ju, não sabemos se o minoxidil é capaz de interferir no tom da tintura (você pode fazer um teste numa área menos evidente por algum tempo e observar se acontece alguma reação), mas você não deve utilizar o minoxidil no mesmo dia em que aplicar a tintura (nem se o couro cabeludo estiver sensível ou com qualquer tipo de irritação), ok?
Meu médico me receitou o minoxidil e a finasterida, já li sobre a finasterida e vi que os efeitos colaterais não são bons para o homem, certo? kkkkk, então resolvi comprar só o minoxidil, o que você acha? Outra duvida é, se usar o minoxidil ele não vai acelerar o processo de crescimento e consequentemente o processo de queda que é inevitável?
Will, não se sabe exatamente como o minoxidil funciona: aparentemente ele acelera o retorno dos fios que estão na fase telógena para a fase anágena, mas não sabemos se ele é capaz de reduzir a duração da fase anágena a ponto de acelerar o processo natural de queda. Sobre utilizar ou não a finasterida, o ideal é conversar com o seu médico, tirar todas as suas dúvidas e pesar os prós e contras para tomar essa decisão. Algumas pessoas usam apenas o minoxidil, mas só o seu médico vai poder determinar se essa abordagem vai ser eficaz para o seu caso específico, ok?
Estou usando uma loção com a seguinte fórmula: minoxidil 5%, AFGF 1,5%, IGF 1,5% uma vez ao dia antes de dormir e pela manhã lavo o cabelo com um shampoo com a fórmula: piritionato de Zn 2,5%, AC salicílico 1%, ext jaborandi 10% em dias alternados, e nos outros lavo com Clear Men. Junto a isso uso dois complexos vitamínicos, o hair complex night com a fórmula: vit PP 10mg, vit B6 2mg, biotina 150mg, extrato de milho moído 150mg, vit B6 6mg, vit B9 200mcg, zinco quelato 15mg, saw palmetto 60mg para tomar a noite e o hair complex day com a fórmula: vit E 100mg, selênio quelato 50mcg, chá verde ext seco 100mg, levedura de cerveja 50mg, ferro quelato 14mg, cavalinha ext seco 100mg, taurina 150mg para tomar pela manhã. Acho que demo quis atacar por varias frentes o meu problema de queda. Estou usando a 15 dias e parece que onde eu aplico a loção aumentou as falhas e meu cabelo está muito seco, mas pelo que eu li aqui isso é normal. Quero que vc analise a minha receita e queria saber se tenho que lavar o cabelo todos os dias com shampoo ou posso lavar só com água?
Carlos, o que pode acontecer se você não lavar com shampoo é observar algum acúmulo de resíduo da fórmula do minoxidil; se isso acontecer e surgir qualquer tipo de descamação, irritação ou outras reações, você deve conversar com o seu médico. Além disso, se esse shampoo foi receitado especificamente pelo seu dermatologista, é importante seguir as orientações de tratamento que ele te passou para obter os melhores resultados. Nós não temos como avaliar a fórmula de todos os produtos da sua receita, mas 15 dias ainda é muito cedo para observar grandes alterações; mantenha a rotina de uso estipulada pelo seu médico e observe a resposta nos próximos meses (aí sim vai ser possível analisar com o seu médico a eficácia do tratamento e ver se há qualquer necessidade de adaptação).
Obrigado. Daqui a 3 meses eu volto com os primeiros resultados.
Olá, boa noite! Uso o minoxidil 2 vezes ao dia, uma quando acordo e outra logo à noite. Quando vou dormir uso o minoxidil, e logo cedinho quando acordo uso o minoxidil sem primeiro lavar os cabelos para tirar aquele minoxidil que botei na noite anterior, existe algum problema?! Não uso nenhum complemento ao minoxidil, já fazem 5 meses que uso o produto e mesmo assim quando vou tomar banho vejo muitos cabelos em minhas mãos, e ao mesmo tempo quando olho no espelho vejo muitos cabelos novos. Gostaria de saber se isso tem a ver com a forma que uso.
Alysson, o problema que pode surgir se você não lavar a cabeça após o uso do minoxidil é o acúmulo de resíduo do produto no seu couro cabeludo (se isso causar descamação, coceira ou qualquer outro sintoma, você deve conversar com o seu dermatologista). Existe a hipótese de que esse resíduo poderia prejudicar a absorção da nova aplicação pela manhã, mas só o seu médico vai ser capaz de dizer se isso pode estar prejudicando o seu tratamento ou se os resultados estão dentro do esperado para o seu caso.
Existe diferença entre o minoxidil manipulado e o convencional comprado em qualquer drogaria? Posso mudar para o manipulado uma vez já uso o de laboratório convencional?
Marcos, a princípio não, mas alguns dermatologistas acrescentam outros componentes à fórmula das loções de minoxidil para manipulação, então você deve utilizar o que o seu médico determinar.
Utilizei o minoxidil durante algum tempo, um bom tempo, quase um ano. Porém o resultado foi o contrário do esperado, nesta época fiquei mais calvo. Lendo na internet sobre o funcionamento do medicamento, vi relatos que diziam que ele costuma eliminar os cabelos doentes para depois renová-los, mas teria eu em quase um ano não saído da fase da eliminação?
Pablo, essa fase de shedding costuma acontecer mesmo (seria o período em que o medicamento estimularia o retorno dos folículos que estão na fase telógena para a fase anágena), mas nunca vimos um caso em que ela durasse tanto tempo assim. O ideal é conversar com um dermatologista sobre isso.
Boa noite! Meu nome é Telma, tenho 31 anos e estou com muita queda de cabelo devido ao uso de shampoo com vitamina a (excesso). Estou tomando complexo de vitamina e usando minoxidil 5%. A partir de quanto tempo de uso devo ver melhora da queda?
Telma, esses tratamentos podem levar alguns meses para começarem a apresentar resultados visíveis. Se você já estiver usando há algum tempo, o ideal é perguntar ao médico que te prescreveu o tratamento se o seu progresso está dentro do esperado.
Havia iniciado o tratamento após indicação do dermatologista, mas após perceber que meus cabelos passaram a cair mais ainda, parei e indiquei para um amigo. Depois de 3 meses ele estava me agradecendo. voltarei com o tratamento agora que ficou claro nos posts que essa queda inicial é normal. Obrigado pelo apoio. Vocês tem alguma informação sobre o Grow Hair Ultra Man (60 comprimidos)?
Rubens, não conhecemos o Grow Hair Ultra Man, mas já anotamos o nome pra pesquisar sobre ele. Estamos preparando mais conteúdo sobre outros suplementos também (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando tem coisa nova aqui no site).
Tenho 73 anos e queda de cabelo há mais de 10 anos. Só que agora o cabelo está muito ralinho no topo da cabeça. Já usei minoxidil manipulado há muito tempo. Uso há anos o Finasterida 2mg e Pantogar 1 comp ao dia. Gostaria de voltar a aplicar o minoxidil mas estou em dúvida se uso o de 2 ou de 3 %.
Por gentileza me deem uma ajuda. Grata, Lucy
Lucy, só o seu médico pode analisar o seu caso específico e indicar que concentração do produto você deve utilizar, ok?
Oi, eu tenho 18 anos e vou começar a usar o minoxidil de 5ml, eu notei entradas na frente da minha cabeça com 17 anos e irei acudir… Pode cair muito cabelo no início? Terei que usar o produto até quando? 1 ano ou mais de uso? Poderei parar de usar assim que notar o resultado? Me responda por favor
Thales, o shedding inicial do minoxidil pode ser intenso sim, mas cada organismo reage de uma forma. Só o seu médico vai poder determinar a duração do seu tratamento, ok?
Olá, “em regra” quanto tempo uma pessoa “comum” deve permanecer usando o minoxidil? Se usar 6 meses e parar a queda voltará? Deve ser usado a vida toda? Obrigada.
Bruna, a duração do tratamento depende muito da causa da queda que está sendo tratada (os casos que requerem o uso mais prolongado normalmente são os de alopecia androgenética). Só um médico pode determinar por quanto tempo o medicamento deve ser usado.
Boa tarde, gostaria de saber pq deve-se usar o produto com o couro cabeludo seco? Tem alguma diferença se eu passar o produto no couro cabeludo molhado? Ou seja, depois de lavar o cabelo e em seguida aplicá-lo?
Amanda, nós já vimos algumas hipóteses em relação a isso, mas ainda não encontramos nenhuma fonte confiável para confirmá-las. Algumas pessoas acreditam que a umidade favoreceria uma penetração excessiva do produto no organismo, o que poderia provocar efeitos colaterais indesejados; outras dizem que a presença da água pode acabar diluindo o produto e reduzindo a sua eficácia. Na dúvida, siga sempre a orientação da bula do produto (só use de outra maneira se o seu médico indicar).
Olá, tenho 14 anos e estou com umas aberturas laterais da parte de cima, eu acho que estou ficando calvo, esse medicamento eh bom para restaurar os fios e acelerar o crescimento do cabelo?
Manoel, o minoxidil é sim bastante utilizado no tratamento da alopecia androgenética. O ideal é conversar com o seu médico para avaliar o seu caso específico e determinar os melhores tratamentos.
Olá, adorei o post sobre o Minoxidil. Sou recente conhecedora e usuária do produto. Uso um manipulado a aproximadamente um mês acompanhado do Pantogar, os resultados são satisfatórios pois eu tinha um cabelo muito oleoso. O uso do Minoxidil reduziu a oleosidade e fortaleceu a raiz dos fios, o Pantogar auxiliou no crescimento. Super recomendo!!! Vou continuar o tratamento 🙂
Mariah, vou começar com o meu hoje, a fórmula é de 5%. To com medo, mas meu cabelo não cresce.
Olá, gostaria de saber se há diferença em manipular o minox em farmácias diferentes. Já vi casos que pessoas falam que algumas farmácias não funcionam como deveria!
Eilton, o ideal é sempre solicitar a produção dos seus medicamentos manipulados em farmácias sérias e de confiança, para garantir a qualidade e eficácia do produto.
Para calvície deve-se usar 3% ou 5%? E deve-se espalhar na cabeça inteira com a mão ou com o conta-gotas?
Henrique, as duas concentrações podem ser usadas para essa finalidade – quem deve determinar qual é a melhor para o seu caso é o seu dermatologista. O conta-gotas ajuda a dosar e direcionar a aplicação, mas se você espalhar o produto com as mãos deve lavá-las logo em seguida.
Boa noite! Primeiramente parabéns pelo site! Fui à dermatologista e ela recomendou o uso do ALOXIDIL (Minoxidil industrializado), porém o preço é muito alto, e pelo que eu andei pesquisando compensa mais manipular. Encontrei uma farmácia de manipulação de confiança, eles fornecem o medicamento nesta composição (Minoxidil 5%, D Pantenol 5% em Solução alcoólica), gostaria de saber se é uma boa escolha. Grato.
Anderson, a gente só recomendaria conferir com a dermatologista se essa fórmula corresponde ao que ela te receitou (se ela disser que sim, sem problemas). Obrigado pelo seu comentário!
Olá! Fui a uma dermatologista que me recomendou minoxidil a 5%. Ao ler seu post fiquei preocupada, por ser off label e principalmente porque estou amamentando! Será que posso confiar na médica a esse ponto? Realmente estou preocupada! Você conhece algum caso como o meu? Obrigada!
Tatiana, as bulas que nós já vimos das loções de minoxidil 5% não recomendam o uso durante o período de amamentação (aqui tem um exemplo). Segundo a Anvisa, “O uso off label de um medicamento é feito por conta e risco do médico que o prescreve, e pode eventualmente vir a caracterizar um erro médico, mas em grande parte das vezes trata-se de uso essencialmente correto, apenas ainda não aprovado” (você pode ler a declaração completa aqui). Se houver qualquer dúvida a respeito do seu tratamento, esclareça com a sua dermatologista antes de prosseguir, ok?
Boa tarde; estou querendo fazer o uso de minoxidil para crescimento de barba, está é a primeira vez que vou aplicá-lo, há alguma restrição?
Wellington, como o produto não tem liberação da Anvisa para essa finalidade, o seu uso para estimular o crescimento da barba é considerado off label (o tratamento é por conta e risco do médico que o receitar), ok?
Olá, bom, eu passei por um período de muito estresse e depressão um tempo atrás, e consequentemente perdi muito cabelo. Já tenho tendência à calvície por conta da genética, então meu cabelo ficou bem ralo em cima e com entradas muito grandes na frente e atrás. Como só tenho 20 anos, fiquei muito preocupado, pois sempre fui muito vaidoso, principalmente com cabelo. Então minha cabeleireira recomendou que eu usasse minoxidil. Para testar fui na farmácia, pedi uma fórmula manipulada de 3% e comecei a usar. Simplesmente em 1 mês já comecei a ver resultado, meu cabelo parou de cair, e quando passava levemente os dedos no couro cabeludo, comecei a observar as pontinhas de novos fios de cabelo que estavam nascendo. Já estou com mais de 2 meses usando essa fórmula e o resultado foi muito bom, já deu uma grande preenchida no couro cabeludo, inclusive onde já havia perdido os fios (e olha que eu sou meio relaxado pra usar, às vezes esquecia de passar, ou passava só uma vez). Recentemente fui em uma dermatologista e ela me passou uma outra fórmula bem completa de 5% de minoxidil e outros componentes. Como já fiz o teste e gostei, vou usar essa nova fórmula aliada com o Pantogar, pra dar uma acelerada e complementar a ação do tratamento. Enfim, eu recomendo minoxidil.
Olá, bom dia. Usando o minoxidil 5% (com receita médica), ultimamente tenho apresentado muita coceira. É normal? Li em sites que sim, porém antes não tinha apresentado este problema.
Bruna, o ideal é conversar com o médico que te receitou o minoxidil para avaliar se é uma reação alérgica a algum componente da fórmula e o que pode ser feito para resolver o problema, ok?
Boa tarde, eu tbm estou usando o minoxidil 5% com prescrição médica, mas estou sentindo muita coceira na cabeça e em todos os lugares que tem pelos, inclusive sobrancelhas. Queria saber se é normal.
Gleidi, coceira é um dos efeitos colaterais conhecidos do minoxidil. O ideal é relatar o caso ao médico que prescreveu o tratamento para avaliar se é preciso fazer alguma adaptação, ok?
Obrigada! Foi um médico plantonista que me receitou o minoxidil 5% até que eu fosse num dermatologista. Parei o tratamento, por enquanto.
Pode usar para crescimento de barba?
Tadeu, o minoxidil ainda não tem autorização nos órgãos reguladores para ser usado no rosto, então esse uso é considerado off label (por conta e risco do médico que o receitar). Converse com o seu dermatologista e veja o que ele tem a dizer sobre isso, ok?
O uso é apenas para tratar doenças no couro cabeludo ou resolve calvície genética? Apenas fortalece os restantes ou realmente volta a nascer onde já não existe mais?
Pedro, o minoxidil tópico não é utilizado para tratar outras doenças do couro cabeludo, apenas a queda de cabelo mesmo (ele é recomendado para a alopecia androgenética sim). O resultado depende bastante da extensão do quadro de calvície, mas a menos que os folículos tenham sido danificados permanentemente ou atingido um grau de miniaturização muito avançado, é possível que ele estimule a recuperação da atividade deles sim.
Gostaria de saber onde posso encontrar minoxidil, meu cabelo é fino e está caindo, to muito arrasado com isso 🙁
Luan, você pode encontrar o minoxidil nas farmácias, mas deve conversar com um dermatologista antes de utilizar o produto, ok?
Por que o Minoxidil não pode ser usado em cabelo molhado?
Cleia, nós já vimos algumas hipóteses em relação a isso, mas ainda não encontramos nenhuma fonte confiável para confirmá-las. Algumas pessoas acreditam que a umidade favoreceria uma penetração excessiva do produto no organismo, o que poderia provocar efeitos colaterais indesejados; outras dizem que a presença da água pode acabar diluindo o produto e reduzindo a sua eficácia. Na dúvida, siga sempre a orientação da bula do produto (só use de outra maneira se o seu médico indicar).
Olá, gostaria de saber se devo usar o minoxidil só uma vez ou tem que ser mais, pois uso somente à noite e fica durante a noite toda, e quando acordo lavo. Gostaria de saber se devo usar outro medicamento como Pantogar ou Imecap Hair para acelerar o crescimento.
Edvan, você deve seguir a orientação da bula (as que a gente já viu até hoje indicam aplicar duas vezes ao dia) ou do seu médico, ok? Suplementos como o Pantogar e o Imecap Hair podem ajudar a fortalecer os fios e deixá-los mais resistentes, mas não necessariamente aceleram o crescimento pra níveis muito além do normal (você pode clicar nos nomes pra ver os posts que já fizemos sobre eles).
Usei Pantogar mas percebi que os pelos dos braços cresceram muito, isso é normal? Devido a isso parei de usar o Pantogar, será que o Imecap Hair tem o mesmo efeito?
Edvan, falamos sobre isso nos posts específicos sobre o Pantogar (clique aqui pra ler) e sobre o Imecap Hair (clique aqui pra ler).
Só mais uma pergunta: posso usar o Pantogar, Imecap Hair e minoxidil juntos?
Edvan, já vimos vários médicos receitando minoxidil e algum suplemento como o Pantogar ou o Imecap Hair simultaneamente, mas a gente sempre recomenda conversar com um médico antes de tomar vários suplementos ao mesmo tempo, tanto pra analisar a possibilidade de interações indesejadas entre eles ou com outros remédios ou suplementos que você tome, quanto pra avaliar a real necessidade desse tratamento (se você nunca usou nem o Pantogar nem o Imecap Hair, pode fazer mais sentido testar cada um separadamente primeiro – afinal, se um deles já trouxer os resultados esperados, não há necessidade de gastar dinheiro com o outro).
Eu tenho um dúvida! Eu tenho leves “entradas de careca”, rsrs. Fui ao médico e ele disse que era uma condição genética. Aí receitou minoxidil 2%, Procapil e loção capilar, tudo num mesmo frasco. O que me deixou encucado foi que ele disse para aplicar o produto no “teto” da cabeça, cerca de 3 borrifadas. Não seria correto aplicar diretamente nas entradas?
Guilherme, a princípio sim, mas essa é uma pergunta que você vai ter que fazer diretamente ao médico que fez essa recomendação (pode ser que tenha acontecido algum mal entendido nessa explicação, ou que ele tenha algum motivo pra recomendar o uso especificamente nessa área)!
Também acho que não faz sentido não aplicar na área afetada, e aplicar onde não precisa! Obrigado!
Tem 5 meses que estou usando minoxidil 5% + loção fortificante. Veja só: comecei a usar em Salvador 1 mês e já senti uma grande melhora, tive que morar em Itabuna e em Itabuna já faz 4 meses que estou usando, mas não estou vendo melhoras. Eu percebi que a loção não é a mesma, há algum problema? Ou eu teria que usar só o minoxidil puro sem a loção? Agora mesmo ao passar o produto sinto que cai muito cabelo, não sei o que fazer, vc pode me ajudar? Grande abraço
Wallan, pode ser que a mudança do produto tenha afetado os resultados sim, mas você deve discutir essas questões com o seu dermatologista, ok?
Certo!! Obg!
Boa noite! É verdade que depois que é interrompido o uso do minoxidil os cabelos que ele fez nascer caem? Se sim, isso não “camuflaria” o avanço da calvície, causando um susto na interrupção do tratamento? Desde já agradeço pela atenção!
É verdade sim, Henri. Como em qualquer outro tratamento conhecido atualmente para a alopecia, os resultados obtidos com o minoxidil não são definitivos, e só se conservam enquanto durar o tratamento: caso ele seja interrompido, em algum tempo o padrão de avanço da alopecia será retomado normalmente.
E no caso da queda de cabelo devido a stress? Mesmo não sendo alopecia androgenética os cabelos caem após a interrupção do uso do minoxidil?
Henri, na alopecia androgenética a queda continua a avançar depois do fim do tratamento com minoxidil porque a causa dela não foi eliminada. Num quadro de queda de cabelo causado exclusivamente por stress, o mais importante é tratar essa causa – se ela for resolvida, não há porque se preocupar muito com esse tipo de efeito na retirada do minoxidil.
Meu dermatologista chegou à conclusão que tenho uma inflamação em uma parte do couro cabeludo, provavelmente causada por fungo, como se fosse dermatite seborreica. Essa dermatose provocou uma pequena parte pelada. Você sabe me dizer se isso é reversível? Ele passou Diprosone Loção e Minoxidil.
Henri, se for um episódio isolado de inflamação o seu couro cabeludo deve se recuperar normalmente assim que ela for resolvida.
No caso de uma queda por algum tipo de dermatite, ou infecção fúngica (ou as duas coisas), o minoxidil seria útil pra os fios da área que foi atingida? Se sim, após a interrupção do minoxidil os fios que foram beneficiados cairiam?
É como dissemos, Henri: se a causa da queda for resolvida (essa dermatite ou infecção, no caso), não há porque se preocupar muito com esse tipo de efeito na retirada do minoxidil. Siga o tratamento prescrito pelo seu médico e vai dar tudo certo 🙂
Depois que passei a usar o minoxidil começaram a nascer alguns fios de cabelo, mas é muito fino, gostaria de saber se futuramente esses fios engrossam como os demais.
Edvan, é normal que os fios que começam a se recuperar nasçam mais finos no começo e engrossem depois de alguns meses.