Imecap Hair: Verdades e Mitos



(Última atualização: 10/07/2018)
“Imecap Hair funciona mesmo? Faz o cabelo crescer? Combate a queda de cabelo? Engorda? Dá espinha? Qual o preço? É bom para homens também?”. Essas perguntas se tornaram frequentes pela internet desde que o produto foi lançado e divulgado em anúncios na televisão, conquistando uma legião de fãs.
Na mesma linha do famoso Pantogar (falamos tudo sobre ele aqui), a promessa do Imecap Hair é diminuir a queda, fortalecer os fios e promover o crescimento capilar. O burburinho gerado em torno do produto foi enorme: afinal, quem não quer tomar uma pílula por dia e ficar com os cabelos lindos, cheios e compridos?
Apesar de todos os benefícios divulgados, sempre é prudente analisar esses casos com cuidado, pra descobrir o que é verdade e o que é mito. Nós fomos analisar a fórmula do Imecap Hair para descobrir se ele é mesmo tudo o que dizem.
O que é Imecap Hair?
Imecap Hair é um suplemento de vitaminas e minerais elaborado para ajudar no crescimento e fortalecimento dos cabelos e na prevenção da queda de cabelo. O produto é vendido separadamente, em caixas com 60 cápsulas, e também dentro do kit Imecap Hair Queda Intensa, que inclui shampoo e loção capilar (a caixa do kit vem com 30 cápsulas).

Embalagem do Imecap Hair – Caixa com 60 cápsulas de cor cinza (4 cartelas com 15 cápsulas cada). (Fonte)
O Imecap Hair é vendido como um “nutricosmético“, termo bastante utilizado para descrever combinações de nutrientes elaboradas com objetivo estético, sem função necessariamente medicinal. A palavra funciona mais como um recurso de marketing do que como termo técnico, porque a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não reconhece essa classificação (o produto é isento de registro na Anvisa por ser considerado um alimento, não um medicamento).
As propagandas e materiais de divulgação antigos do Imecap Hair usavam expressões como “expertise avançada”, “fórmula inovadora”, “novo conceito” e “tecnologia mundial”, mas não há nada de revolucionário no produto em si: é um complexo de substâncias que são encontradas normalmente na nossa alimentação. A comunicação da marca tem abandonado esses termos em suas ações mais recentes.
O Imecap Hair é comercializado atualmente pela FQM/Divcom (em 2017 o grupo FQM incorporou tanto a Divcom Pharma/Vidfarma, fabricantes originais do produto, quanto a empresa Farmoquímica, que produzia o Eximia Fortalize – outro suplemento famoso voltado para a saúde capilar, vinculado hoje à empresa FQM/Farma – Farmanutrição).
Desde 2016 os canais de comunicação da marca têm se referido ao suplemento como Imecap para Cabelo, provavelmente numa tentativa de reforçar a associação do nome Imecap Hair ao kit Queda Intensa. Outros produtos do mesmo fabricante receberam o mesmo tratamento (o antigo Imecap Rejuvenescedor agora é apresentado como Imecap para Pele, por exemplo).
Quais são os benefícios do Imecap Hair?
Segundo o fabricante, o Imecap Hair serve para combater a queda de cabelo e as alterações do bulbo capilar, estimular o crescimento dos fios e fazer os cabelos ficarem mais volumosos, fortes, menos quebradiços e com mais brilho e vitalidade.

Trecho do livreto (que substitui a bula) do Imecap Hair, falando sobre os benefícios e resultados do produto.
É preciso ter cautela para interpretar esses benefícios. A queda de cabelo pode ser causada por vários motivos, e nem todos eles podem ser tratados apenas com um suplemento alimentar. Em uma publicação de novembro de 2017, a marca inclusive destacou que “o produto auxiliará na redução da perda de cabelo quando o problema estiver relacionado a alterações nutricionais, já que ele é formulado basicamente por vitaminas e minerais”.
Outra vantagem anunciada na “bula” do Imecap Hair (ou mais precisamente no folheto que acompanha o produto, já que por ser considerado suplemento alimentar, e não medicamento, fica dispensada a apresentação de uma bula) é o fato de ele “revitalizar” e “recuperar os fios enfraquecidos, quebradiços e sem vida”.
Devemos esperar que esses efeitos aconteçam apenas na parte do fio que nascer a partir do início do tratamento com Imecap Hair, uma vez que os nutrientes de sua fórmula só seriam capazes de atuar no folículo capilar (na “raiz do problema”, como a própria embalagem destaca), não na extensão dos fios já crescidos (que é composta basicamente por células mortas e não recebe nutrientes da corrente sanguínea).
Como tomar Imecap Hair?
A posologia indicada no produto é de 1 cápsula por dia, acompanhada de água, antes de uma refeição.
A cápsula deve ser engolida inteira: segundo o fabricante, não se deve abrir a cápsula do Imecap Hair pra tomar só o pozinho que vem dentro, pois isso pode comprometer a eficácia do produto.
Por quanto tempo devo tomar Imecap Hair?
Não existe um tempo mínimo ou máximo. Até 2015, o fabricante recomendava o uso do produto por pelo menos 6 meses. Atualmente a marca indica o uso “por algumas semanas, podendo se estender por meses”, até que se note resultados satisfatórios, e diz que não há problemas em usar por longos períodos. Segundo o fabricante, não é necessário fazer qualquer tipo de pausa no uso do Imecap Hair ao longo dos meses.
Em quanto tempo o Imecap Hair começa a fazer efeito?
De acordo com o fabricante, o Imecap Hair faz efeito visível após três meses de uso, mas há relatos de pessoas que notaram resultados em duas semanas.
A gente imagina que uma melhora relacionada à queda dos fios possa ser percebida de forma mais imediata, mas em relação ao crescimento e à qualidade dos cabelos a coisa muda um pouco de figura. Como o ritmo de crescimento normal do nosso cabelo é de aproximadamente 1,25 cm por mês (o que dá uma média de 15 cm por ano), e o Imecap Hair age apenas na parte do cabelo que ainda vai crescer, são necessários pelo menos alguns meses até que os fios ganhem comprimento suficiente e seja possível observar os resultados.
É importante se lembrar disso quando for avaliar as imagens de “antes e depois” que aparecem pela internet. A maioria das resenhas do Imecap Hair utiliza fotos do cabelo inteiro para demonstrar o crescimento dos fios, mas a parte do cabelo que recebeu os efeitos do tratamento são apenas esses centímetros que cresceram desde que o usuário começou a tomar o produto (se o cabelo inteiro estiver mais liso, mais brilhante ou com a cor mais viva, isso é resultado de outros procedimentos, não do Imecap Hair).

A melhor maneira de interpretar os resultados do Imecap Hair no crescimento e restauração capilar seria olhando para a raiz do cabelo, não para o comprimento. Em um cabelo tingido, ficaria mais fácil observar o quanto ele cresceu (e se os fios estão ficando mais densos e fortes).
Se eu tomar mais de uma cápsula por dia os resultados aparecem mais rápido?
Não. O site da Vidfarma diz que uma cápsula ao dia é a quantidade máxima que se deve consumir. Não existe comprovação nenhuma de que aumentar a dosagem gere qualquer impacto na sua eficácia. Além disso, como o excesso de alguns nutrientes pode ser tão prejudicial quanto a falta deles no nosso organismo, você nunca deve aumentar por conta própria a dose de qualquer tipo de suplemento sem antes conversar com o seu médico.
Qual a composição do Imecap Hair?
Os componentes da fórmula do Imecap Hair são as vitaminas B6 (piridoxina – 1,3 mg por cápsula) e B7 (biotina – 30 mcg) e os minerais cromo (35 mcg), selênio (34 mcg) e zinco (7 mg). A substância que age como veículo é a gelatina hidrolisada (rica em aminoácidos, que formam as proteínas). Imecap Hair não contém glúten e não contém açúcar.
Os demais ingredientes da composição são excipientes com função antiumectante ou lubrificante, além dos elementos que formam a cápsula (gelatina, água e corantes).

Composição do Imecap Hair – a fórmula leva Cloridrato de Piridoxina (Vit. B6), Biotina, Cromo Quelato, Selenito de Sódio, Zinco Quelato e Gelatina Hidrolisada (como veículo).
Piridoxina: Também conhecida como vitamina B6, ela é fundamental para várias funções do nosso organismo. Participa do metabolismo dos macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos), da produção do nosso sangue (ajudando a evitar alguns tipos de anemia, que podem ser causadores da queda de cabelo) e da regulação hormonal (acredita-se que ela possa inclusive ajudar a reduzir alguns efeitos da TPM e da menopausa).
Além disso, a vitamina B6 atua na síntese de alguns neurotransmissores (substâncias que atuam no sistema nervoso) que poderiam aliviar quadros de stress (que também são associados à queda de cabelo).
Alguns estudos apontam que a vitamina B6 seria capaz de reduzir a queda de cabelo, principalmente a do tipo eflúvio telógeno (que envolve queda de cabelo difusa, sem fundo genético).
A vitamina B6 é encontrada naturalmente em uma variedade de alimentos, como nas carnes, aves, em alguns peixes (como atum e salmão), vísceras, cereais, batatas, arroz integral, feijão, nozes, lentilha e banana.
Biotina: Outra substância que faz parte do chamado complexo B, a biotina também é conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou coenzima R. Ela também participa do processamento dos macronutrientes e ajuda na formação da estrutura da queratina (proteína que compõe os cabelos e as unhas).
A diferença é que, além das fontes de biotina disponíveis na nossa alimentação (como gema de ovo, amêndoas, peixes, fígado, espinafre, brócolis, levedura de cerveja, leite e queijos) , nós temos uma pequena fábrica dessa substância dentro do nosso corpo: as bactérias que formam a nossa flora intestinal também produzem biotina, o que ajuda a garantir os níveis ideais no nosso organismo.
Isso faz com que a carência de biotina seja considerada rara em seres humanos. Quando ela acontece, normalmente é causada pelo uso prolongado de antibióticos (que podem prejudicar a flora intestinal), pelo consumo acentuado de ovos crus (uma proteína encontrada na clara crua é capaz de se ligar à biotina e prejudicar a sua absorção) ou por outros problemas de aproveitamento das vitaminas (como a síndrome da má absorção ou a doença de Crohn).
Alguns dos possíveis sintomas de deficiência de biotina são a queda de cabelo, dermatite seborreica (que também pode fazer o cabelo cair mais que o normal) e falta de energia.
Cromo: Importante para a atividade da insulina no nosso organismo, o cromo participa do processamento das gorduras no corpo, podendo interferir nos níveis de colesterol e triglicérides. Ele é encontrado nos grãos e cereais integrais, carnes, uvas (e no vinho), maçãs com casca, castanhas, batatas, laranjas, brócolis e manjericão.
Muitas pessoas tomam cápsulas de picolinato de cromo para emagrecer, pois aparentemente o cromo poderia ajudar a reduzir o apetite, principalmente diminuindo a vontade de comer doces e alimentos ricos em carboidratos (as evidências a favor da eficácia desse uso são limitadas).
Selênio: O selênio é importante para o funcionamento da tireóide, além de participar da atividade de algumas enzimas e ter efeito antioxidante. A falta de selênio no organismo pode provocar queda de cabelo, além de enfraquecimento das unhas, cansaço, dores musculares e problemas de pele.
Mas nada de abusar, porque o excesso de selênio (também chamado de selenose) também pode causar queda de cabelo. É raro que os níveis de selênio cheguem a esse ponto apenas pela alimentação, mas a suplementação exagerada pode provocar o quadro (há casos em que isso foi causado por erros na formulação de alguns lotes de suplementos, em que a quantidade de selênio estava muito acima do que constava na bula).
As castanhas do pará são fontes riquíssimas de selênio (tanto que não se recomenda consumir mais que uma castanha por dia), e ele também está presente em alguns cogumelos, frutos do mar, carnes, aves, leite, queijos, farinha e farelo de trigo, ovos, arroz, feijão, lentilhas e espinafre.
Zinco: Encontrado nas ostras, carnes vermelhas, castanhas, feijões, ervilhas, lentilhas, cogumelos e no chocolate (quanto mais escuro e amargo, melhor!), o zinco é fundamental para o sistema imunológico e para a produção das nossas enzimas, além de participar da síntese do DNA e auxiliar na cicatrização dos tecidos.
Um dos sintomas da deficiência de zinco no organismo é a queda de cabelo, do tipo conhecido como eflúvio telógeno. Um estudo apontou níveis menores de zinco também em pacientes com alopecia areata.
Apesar de todos esses benefícios, é preciso tomar cuidado com a suplementação de zinco, pois em excesso ele pode prejudicar a absorção do ferro e do cobre, além de afetar o sistema imunológico e os níveis de colesterol.
Gelatina hidrolisada: No Imecap Hair ela é utilizada como veículo (o meio no qual as substâncias ativas são transportadas até o nosso corpo). Publicações da marca já mencionaram a gelatina hidrolisada como fonte de proteína (na forma de aminoácidos essenciais em alta concentração, que poderiam ajudar a fortalecer as unhas e o cabelo), porém a tabela de informações nutricionais na embalagem diz não haver quantidade significativa de proteínas na fórmula (a marca também não especifica a medida de gelatina hidrolisada em cada cápsula).
Imecap Hair funciona mesmo? Faz o cabelo crescer mais rápido e parar de cair?
Apesar de todos os benefícios mencionados, os estudos que existem hoje são considerados insuficientes para comprovar com 100% de certeza a eficácia de qualquer um dos nutrientes presentes no Imecap Hair em interromper a queda ou acelerar o crescimento dos cabelos em indivíduos saudáveis, sem déficits relacionados a esses nutrientes e na dose e na forma em que eles são apresentados no produto.
Ainda assim, muita gente diz ter observado bons resultados com o suplemento. É possível que nesses casos existisse alguma carência nutricional não identificada previamente, que estava provocando o quadro de fraqueza, queda ou pouco crescimento dos cabelos (e que foi solucionada com o uso do produto).
Fique à vontade para experimentar e tirar as suas próprias conclusões (procure sempre o aval e o acompanhamento de um bom médico), mas tenha expectativas realistas e não espere resultados milagrosos.
Pode ser que o seu cabelo fique mais forte e resistente? Com certeza! Mas crescer 5 cm em um mês? Altamente improvável.
Homens podem tomar Imecap Hair?
Sim, o Imecap Hair é adequado tanto para homens quanto para mulheres. A dúvida surge porque a maioria dos casos de queda de cabelo masculino tem origem genética e hormonal, e os suplementos de vitaminas e minerais não são voltados para o tratamento desses quadros (os cabelos que permanecem podem até ficar mais fortes e grossos, mas os que já se perderam de forma definitiva não retornam).

A atriz Thais Pacholek e o ator Carlos Casagrande num comercial do Imecap Hair, demonstrando que o produto pode ser utilizado tanto por homens quanto por mulheres.
Em todos os outros casos de queda de cabelo que não envolvem a participação de hormônios, espera-se que homens e mulheres obtenham os mesmos resultados com o uso do produto.
Imecap Hair pode causar efeitos colaterais? Existem contra indicações?
O fabricante do Imecap Hair não menciona efeitos colaterais conhecidos, mas alguns usuários já relataram ter tido mal estar, náuseas, tontura, dor e inchaço abdominal, dor de estômago, diarreia, gases, dor de cabeça, taquicardia, coceira e reações alérgicas ao utilizar o produto. Caso você sinta qualquer reação adversa durante o consumo do Imecap Hair, o ideal é suspender o uso do produto e procurar o seu médico.
Alguns desses efeitos poderiam ser explicados no caso de pessoas que tomam o Imecap Hair de estômago vazio: certos remédios e suplementos podem causar intolerância gastrointestinal quando ingeridos em jejum, então o ideal é seguir sempre a indicação do fabricante (nesse caso, tomar a cápsula antes de uma refeição).
A embalagem do Imecap Hair informa que mulheres grávidas, que estejam amamentando e crianças com até 3 anos de idade só devem tomar Imecap Hair com orientação de um médico ou nutricionista.
A dosagem de todas as vitaminas e minerais na fórmula do Imecap Hair segue as recomendações diárias para cada substância: uma cápsula oferece 100% da vitamina B6, biotina, selênio, cromo e zinco que precisamos. Portanto, não se espera que ocorra excesso de vitaminas ou minerais no organismo apenas devido ao uso do produto.
Apesar disso, é importante lembrar que continuamos obtendo esses nutrientes por outras fontes na nossa alimentação, e que se você estiver tomando outros suplementos alimentares a soma dos seus efeitos pode resultar em doses não recomendadas de algum elemento (ou provocar interferência de absorção entre as substâncias, prejudicando o seu efeito).
O fabricante não relata interações conhecidas entre o Imecap Hair e outros produtos, mas se você estiver utilizando qualquer outro suplemento ou medicamento (incluindo anticoncepcionais), fazendo outros tratamentos ou se tiver qualquer problema ou condição especial de saúde, o ideal é conversar com o seu médico antes de começar a utilizar o Imecap Hair.
Imecap Hair engorda?
Não, o Imecap Hair não engorda. Cada cápsula do Imecap Hair deve ter uma quantidade ínfima de calorias, insuficientes para causar qualquer interferência no peso de quem toma. Os suplementos alimentares que contêm vitaminas do complexo B (como o Imecap Hair e o Pantogar) costumam levar a fama de causar ganho de peso, mas nem sempre isso procede.
O que acontece é que algumas dessas vitaminas, quando estão em níveis baixos no organismo, podem diminuir o nosso apetite. Daí, quando o suplemento reequilibra as taxas da vitamina no organismo, é possível que você sinta mais fome e acabe se descontrolando na alimentação.
Esse efeito não ocorre em todo mundo: entre os leitores que já deixaram comentários sobre isso aqui no post, a quantidade que relata ter ganhado peso é menor que a dos que dizem não ter notado diferença ou até mesmo emagrecido durante o uso do Imecap Hair. Também já vimos pessoas que ficaram com o apetite mais intenso no início do tratamento dizendo que isso desaparece ao longo do tempo.
Mas nunca é demais reforçar: qualquer alteração que você perceba no seu organismo durante o uso do Imecap Hair (inclusive as relacionadas ao seu apetite ou peso corporal) deve ser relatada ao seu médico (que vai poder avaliar o seu quadro de forma completa e traçar uma estratégia para lidar com a causa real do problema).
Imecap Hair dá espinha?
Não necessariamente. A ocorrência de acne não é um efeito colateral reconhecido pelo fabricante do Imecap Hair. Já vimos relatos de usuários que tiveram espinhas durante o uso do produto, mas isso parece ser mais comum em quem já tem predisposição à acne (pele oleosa, histórico do problema, etc), e em alguns casos as espinhas só aparecem no início do tratamento, sumindo sozinhas depois de algum tempo.
Essa é outra fama dos suplementos de vitaminas do complexo B que nem sempre é justa. Alguns médicos já observaram início ou piora de quadros de acne associados a doses muito altas de suplementos de B6 e B12 (que não está presente no Imecap Hair), que se resolveram assim que o uso foi suspenso. Outros estudos apontaram melhora em alguns casos de acne com o uso da vitamina B6, nos quais suspeita-se que havia deficiência do nutriente.
Se a sua acne piorar usando o Imecap Hair e o quadro for mais persistente, vale conversar com um bom dermatologista e avaliar o que pode ser feito. De qualquer forma, assim que você parar de tomar o suplemento, a sua pele deve voltar ao normal.
Imecap Hair causa impotência?
Não. Alguns medicamentos utilizados no tratamento da alopecia androgenética, como a finasterida, dutasterida e flutamida, podem apresentar efeitos colaterais relacionados à libido, impotência sexual e disfunção erétil, mas o Imecap Hair não faz parte desta categoria de medicamentos: ele é apenas um suplemento de vitaminas e minerais, sem nenhuma interferência conhecida na função sexual.
Precisa de receita médica para tomar Imecap Hair?
Não. Por ser comercializado como um nutricosmético, e não como um medicamento, a venda do Imecap Hair dispensa a apresentação de receita. Mas isso não significa que você não deva conversar com um médico antes de começar o seu tratamento.
Ter o aval de um médico é importante para avaliar se a sua queda de cabelo realmente se beneficiará desse tipo de abordagem (ou se requer tratamentos mais específicos), se existe algum risco de superdosagem dos nutrientes presentes no produto (dependendo principalmente de outros suplementos que você tome) e de possíveis interações medicamentosas (alguns minerais podem interferir na absorção de certos remédios).
Qual o preço do Imecap Hair?
O custo médio da caixa com 60 cápsulas de Imecap Hair (que dá pra dois meses) varia entre R$ 50,00 e R$ 70,00. O menor preço que encontramos foi de R$ 44,55 (em promoção), e o mais caro foi de R$ 75,89. Como o valor varia bastante de uma farmácia para outra, é importante pesquisar bem antes de comprar.

O preço do Imecap Hair varia de acordo com a farmácia, geralmente na faixa entre R$ 50,00 e R$ 70,00. As promoções e ofertas que costumam acontecer deixam o produto mais barato que o normal, então pesquise sempre antes de comprar.
Além de avaliar quanto custa o Imecap Hair nos diferentes lugares, vale procurar também por descontos e promoções, que acontecem com alguma frequência. Algumas drogarias online fazem a entrega com frete grátis para as grandes cidades, o que pode acabar fazendo o produto sair mais barato que em lojas físicas.
Existe Imecap Hair manipulado?
Sim. Alguns dos nossos leitores já encontraram formulações manipuladas similares ao Imecap Hair sendo vendidas em farmácias. Os preços tendem a ser menores, mas não é possível garantir que a eficácia do Imecap Hair manipulado e a do original sejam iguais (uma vez que os produtos, apesar de similares, não são necessariamente idênticos), apesar de existirem relatos de bons resultados com a versão manipulada.
A fórmula não deve ser complicada de se fazer, já que envolve apenas componentes comuns nas farmácias de manipulação. Se você já usou Imecap Hair manipulado, conta pra gente como foi nos comentários no final do post!
Vale a pena tomar Imecap Hair?
Depois de pesar todas essas informações, será que esse suplemento continua sendo uma opção válida para combater a queda de cabelo?
Nossa opinião: Imecap Hair funciona principalmente para os casos de queda de cabelo, fraqueza e pouco crescimento capilar causados por insuficiências nutricionais relacionadas aos componentes da fórmula (vitamina B6, biotina, selênio, cromo ou zinco) – que costumam provocar quadros de queda de cabelo difusa, classificados como eflúvio telógeno.
Não existe comprovação de que o produto seja capaz de combater a alopecia androgenética. Nesses casos, o ideal é conversar com o seu médico para avaliar os possíveis benefícios de fazer uma experiência com o Imecap Hair como coadjuvante no seu esquema de tratamento para a calvície.
Feitas todas essas considerações, o produto pode ser sim um bom aliado contra a queda de cabelo, desde que você tenha paciência e disciplina para manter o tratamento até que o cabelo cresça o bastante para avaliar os resultados, além de expectativas realistas em relação ao que o Imecap Hair é capaz de fazer (recomendação que também vale para o Pantogar e todos os demais suplementos da mesma categoria).
Agora queremos saber:
Você já usou o Imecap Hair? Como foi a sua experiência? Está pensando em usar? Este artigo te ajudou? Ficou alguma dúvida que não respondemos aqui? Conte tudo pra gente nos comentários!



Boa tarde! Fui à farmácia para comprar Imecap Hair e o farmacêutico me indicou o Haar Intern. Ele informou que a composição é a mesma, porém o Haar Intern seria mas barato. Essa informação procede??? Obrigada
Lenny, essa informação não procede: a fórmula do Imecap Hair é diferente da do Haar Intern (estamos preparando um post sobre ele, por sinal: sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando tem artigo novo no site).
Tomei durante os dois meses, notei que ajudou mas também notei que diminuiu minha menstruação, pois meu fluxo é intenso…
Meu cabelo cresce rápido, mais tem muita queda. No meu caso ele ia dobrar o crescimento?
Não necessariamente, Milena. Se a sua queda de cabelo estiver associada à falta de algum nutriente presente na fórmula do produto ele pode ajudar a controlá-la, mas se o crescimento já estiver acontecendo sem problemas é improvável que ele acelere o processo para níveis muito maiores que o normal.
Oie, tomo Pantogar e Imecap a 1 mês mas não estou vendo resultado nenhum, estou desesperada, meu cabelo está caindo muiiiito. Tomo Pantogar antes do café da manhã, da janta e depois do almoço, e Imecap antes do almoço. Me ajude!!!
Larissa, você conversou com algum médico antes de começar a tomar o Imecap Hair e o Pantogar? A gente sempre recomenda fazer isso antes de usar vários suplementos alimentares simultaneamente, pra verificar se não há risco de interações indesejadas entre eles ou com outros medicamentos que você esteja tomando. Além disso, alguns tipos de queda de cabelo precisam de tratamentos mais específicos: se for o seu caso, o médico precisa identificar a causa correta da queda, para só então decidir quais os melhores tratamentos.
Larissa, tb estou fazendo tratamento com os dois ao mesmo tempo. Comecei dia 25/06 e até agora não vi nenhuma diferença. Aliás, uma só, fome… estou com bem mais apetite, principalmente pra coisas doces.
Núbia, conversei com dermatologista, ele me disse que não há problema em tomar os dois, pois são suplementos vitamínicos. Meu cabelo cai tufos, até seco ele só fica caindo, estou desesperada. Já usei Pantogar e gostei, agora estou tomando os dois, vamos ver os resultados, já que os primeiros resultados começam a partir do segundo mês. Meu apetite não teve alterações.
Estou usando o Imecap Hair há 2 meses. Resultado: FIOS NOVOS DE CABELO, aumentando assim o volume. No crescimento geral não notei diferença! Estou amando. Sei que vai ficar meio bagunçado no começo, pois os fios novos (que são muitos, mas muitos mesmo) estão desajeitados, mas tenho que ter paciência!
O ideal seria fazer exames laboratoriais para saber os níveis vitamínicos constantes do Imecap?
José, apesar de o produto dispensar a apresentação de receita médica, a gente sempre aconselha conversar com um médico – ele é que vai determinar como o acompanhamento do tratamento deve ser feito, ok?
Tomo Imecap e adoro os resultados, meu cabelo caía muito, agora parou, eu recomendo. Muito bom, podem usar.
Super recomendo! Meu cabelo já era grande, porém era fraco e caía muito. Depois que comecei a tomar ficou mais pesado, sedoso e com um brilho impecável…
Meu cabelo estava caindo e perdendo seu volume, tomei Pantogar e nada, passei a tomar Imecap e realmente percebi a diferença, parou a queda e adquiriu o seu volume natural, amo d mais!
Olá, tenho 21 anos e no meio da minha cabeça está raleando o meu cabelo, e na frente também! Eu já corto o meu cabelo curtinho, se eu tomar o Imecap Hair vai crescer o que está ralo, fortalecer o meu cabelo e parar de ralear?
Hugo, o Imecap Hair pode ajudar sim a fortalecer os cabelos, mas se os seus estão raleando apenas nessas áreas mais localizadas (no meio e na frente) é preciso avaliar se o caso é de alopecia androgenética, pois o produto não atua na causa desse tipo de queda de cabelo (que precisa de tratamentos mais específicos).
Bom dia, irei fazer uns exames de sangue e gostaria de saber se os componentes do Imecap Hair alteram os resultados, pois farei os exames somente mês que vem e gostaria de começar a tomar o Imecap Hair amanhã.
Veronilda, você deve tirar essa dúvida diretamente com o seu médico, ok?
Tenho uma mutação genética, trombose e não posso tomar hormônio. Li toda a bula e não localizei nada que informasse a presença de hormônio na composição da fórmula. Tem hormônio nesse medicamento ou não?
A fórmula não tem hormônios, Sandra, apenas vitaminas e minerais.
Olá, gostaria de saber se quem é fumante pode tomar o Imecap Hair? E também quem já teve trombose mesentérica e tem esteatose focal (fígado gorduroso) pode tomar? Obrigada.
Rozilene, o fabricante não menciona restrições de uso associadas a estas condições específicas, mas no ideal é conversar com o seu médico primeiro. Vale lembrar que o fumo é agravante para o risco de trombose e esteatose, e também pode intensificar os quadros de queda de cabelo.
Me indicaram tomar o Lavitan Hair, parece que ele é mais em conta que o Imecap. Será que ele é bom?
Tá na nossa lista de assuntos pra pesquisar, Andréa! Pode ser que tenha post sobre ele aqui no site daqui a um tempo 🙂
Eu tomei e recomendo,com um mês meu cabelo que estava com queda parou de cair.Estou super satisfeita com o resultado e vou voltar a usar para prevenção e melhor resultado.
Eu já terminei uma cartela e já estou vendo um resultado grande, até mesmo noto que minha raiz está crescendo e minha queda de cabelo está bem menor! Pois bem, não adianta tomar a cápsula mas colocar produto químico no cabelo, eu faço progressiva de 2 em 2 meses mas parei de fazer por causa do medicamento. Recomendo também o shampoo de pimenta que se encontra nas farmácias de manipulação, ele é ótimo também, ajuda bastante, e tem que hidratar o cabelo também… espero que com essas dicas ajude vocês um pouco!
Eu tomei e só fez diferença no meu bolso.
Tomei Imecap religiosamente por seis meses. Resultado: meus cabelos continuam caindo da mesma forma que antes, ganhei 4 quilos, mesmo tendo iniciado atividades físicas. Há 25 anos eu conseguia manter meu peso que era 53 quilos, mesmo tendo 4 filhos nesses período e sem fazer nenhuma atividade física. Tomando o Imecap eu comia em 40 minutos meu estômago já começava a roncar e doer como se eu estivesse de jejum o dia todo. Por isso não recomendo.
Você tem que ir em uma DERMATOLOGISTA, ela que vai passar exames e saber o que você tem. Às vezes a queda de cabelo é por falta de ferro, etc, nem sempre só o Imecap Hair soluciona.
Boa noite, tive dengue 3 meses atrás e agora meu cabelo está caindo, e várias pessoas que pegaram também estão se queixando de queda de cabelo. Passei em uma dermatologista e ela falou que meu caso é por este motivo mesmo. Estou fazendo o uso de Pantogar e complexo B, mas ainda estão caindo os fios mais finos. Estive conversando com outro médico e ele me informou que no meu caso o Imecap seria melhor. Você poderia me ajudar se devo ou não trocar o Pantogar pelo Imecap? Obrigado
Thiago, se a causa da queda de cabelo foi a dengue, ela deve se normalizar sozinha nos próximos meses. Os suplementos podem ajudar nessa recuperação, mas a gente não pode determinar qual deles você deve usar: o melhor para o seu caso é o que tiver os nutrientes que o seu organismo estiver precisando, e isso só quem pode estabelecer é o profissional que estiver cuidando do seu caso. De qualquer modo, esses tratamentos levam algum tempo para surtirem efeito, então é importante ter paciência e disciplina para obter os melhores resultados.
Vc acha melhor o Imecap Hair ou aquele “CrecePelo”?
É difícil comparar porque são produtos totalmente diferentes: o Imecap Hair é um suplemento alimentar, e os produtos da linha Crece Pelo são cosméticos (falamos mais sobre eles neste post aqui).
Boa noite! Faz 20 dias que estou tomando Imecap Hair e estou sentindo tontura e apareceram muitas espinhas em meu rosto, é normal?
Ana, já vimos algumas pessoas dizendo que tiveram espinhas (principalmente no início do tratamento), mas não tonturas. O ideal é conversar sobre isso com o seu médico, ok?
Diante de tantas propagandas desse produto feitas por pessoas famosas, resolvi entrar na onda também, mas me arrependi porque não vi resultado nenhum. Pelo contrário, acho que meu cabelo está caindo mais ainda. Certamente os artistas receberam seu cachê para fazer a propaganda. Já estou no fim do quarto mês e nada. E o pior que agora tem Imecap para tudo. Para a pele, para celulite, anti idade, rejuvenescedor. Imagina quanto dinheiro é necessário se eu quiser tomar tudo. Estou insatisfeita e não vou comprar mais nem indicar para ninguém.
Eu usei química por anos para alisar os cabelos. Houve queda e há partes da cabeça em que eles não nasceram mais ou ficaram poucos fios. Quando deixo os cabelos crescerem muito, penteio-os para cima e eles escondem as falhas. Meu pai tem 72 anos e não é careca. Meus irmãos também não. Fui vítima do uso constante de alisantes. Comprei Imecap Hair no dia 15/07. Será que com esse produto poderei recuperar os cabelos onde não crescem ou estão ralos? Não uso mais alisantes há cerca de três anos e houve melhoria de volume. Isso pode ser bom sinal? Vocês são maravilhosos. Obrigado pelo excelente profissionalismo.
Paul, a melhora de volume é um bom sinal sim, e pode ser que o Imecap Hair consiga ajudar a fortalecer os fios que estão fracos. Mas se existem áreas onde o cabelo não nasce mais, e elas não responderem ao tratamento, é preciso verificar com um dermatologista se houve alguma lesão nos folículos capilares ou se o problema pode ter outras causas e precisar de tratamentos mais específicos. Agradecemos pelo seu comentário!
Gostaria de saber se caso o produto não cause espinhas, ele pode vir a trazer um efeito positivo para a pele? Afinal, estamos falando de vitaminas.
A gente imagina que sim, Natalia. O Imecap Hair não é voltado especificamente para isso, mas vários dos nutrientes presentes na fórmula são fundamentais também para a saúde da pele. Se ela estiver prejudicada devido a alguma deficiência nutricional relacionada a essas substâncias, é possível que o produto venha a beneficiar também esses quadros.
Natália, curiosamente foi o que percebi nesses 8 dias usando Imecap. Não cresceu mais uma espinha sequer em meu rosto. Era muito comum nascer em mim espinhas, principalmente depois de fazer a barba. Chegava a inflamar. Esse Imecap é poderoso.
Boa noite, tenho 19 anos, tenho algumas entradas na frente e perdi um pouco de cabelo no meio da cabeça onde tenho dois redemoinhos. Eu uso muito boné e não tenho ninguém da família que seja calvo ou tenha problemas com queda de cabelo. O Imecap Hair me ajudaria de que forma?
Você tem certeza de que não há nenhum histórico de calvície nem pelo lado materno nem pelo lado paterno da sua família? O surgimento de entradas costuma ser típico de alopecia androgenética, mas se não for o caso é preciso investigar outras possíveis causas para a sua queda de cabelo. Suplementos como o Imecap Hair podem ajudar a fortalecer os fios e deixá-los mais resistentes, mas alguns tipos de queda de cabelo podem precisar de tratamentos mais específicos, portanto o ideal é analisar o caso com um dermatologista.
Não, eu não tenho ninguém na família com problemas assim, uns dizem que é pelo uso do boné, mas não sei…
A gente acha improvável que o boné seja o culpado, mas só um dermatologista vai poder te avaliar e apontar a causa correta do problema, ok?
Caro. Então não seria aconselhável tomar um suplemento vitamínico completo com esses nutrientes? Qual você indicaria?
Claudio, a gente não tem como indicar suplementos alimentares; só um médico ou nutricionista pode avaliar o quadro particular de cada um e determinar quais produtos são mais adequados em cada situação (considerando o estado de saúde do indivíduo, outros medicamentos ou suplementos que ele utilize, a dosagem adequada de cada nutriente, entre outros fatores).
Tomei o Imecap por 2 meses, a queda não parou por completo mas diminuiu bastante, meu cabelo cresceu muito e nasceram vários fios novos. Vou comprar outra caixa e tomar, pq eu amei o resultado!!!
Então, o meu cabelo tem dificuldade para crescer. Antes de eu começar a tomar o Imecap o meu cabelo era pouco e caía bastante. A primeira vez tomei em torno de 3 caixas de Imecap, os resultados foram: o meu cabelo parou de cair mais, ele agora está mais volumoso, bem mais hidratado e resistente. Em relação ao crescimento, ele cresceu bem pouco. Mas eu continuo tomando e tô gostando dos resultados.
Olá, existe manipulado sim. Trabalho em uma farmácia de manipulação. Na fórmula ainda acrescentamos o colágeno hidrolisado 450mg. O Imecap Hair com 30 cápsulas custa R$ 9,90. E à vista ainda tem desconto de 30%. É ótimo, eu mesma uso e recomendo. Abraços!
Boa tarde, olha eu e uma amiga estamos tomando juntas o Imecap tem dois meses e notei uma queda significativa nos fios no chão do banheiro, no travesseiro, na escova de cabelo, estamos gostando muito mesmo, um brilho uma vitalidade que não tem como explicar, só vendo, e meu cabelo está duas vezes mais volumoso, eu recomendo demais. Não engorda, isso é mito.
Eu tenho tomado Imecap desde o dia 16/07. Um dia tomo ao meio dia, outro às 9h da manhã, outro às 10h ou 11h. E tem sido assim nos primeiros 8 dias. Há algum problema se o tomar assim, com essas variedades de horários? Pode não não haver eficiência do produto por conta dessa variação? Outra, se não tenho histórico de calvície na família, mas perda de cabelos por conta de alisantes, posso reaver meus cabelos com uso de Imecap? Grato pela atenção e resposta para as duas questões.
Paul, uma variação de horários como essa nos parece muito pequena para causar grandes problemas, mas não podemos afirmar que não haja interferência na eficácia do produto (só o seu médico ou o fabricante podem dar essa resposta), ok? Se os alisantes não tiverem causado nenhum dano persistente aos folículos capilares, pode ser que o Imecap Hair ajude no fortalecimento dos fios que estiverem enfraquecidos (mas a avaliação do seu quadro e dos tratamentos mais adequados também só cabe ao seu dermatologista).
Olá, boa noite! Já vim aqui relatar minha satisfação com Imecap Hair! Mas hoje estou desesperada… Já fazia 4 meses que eu não fazia luzes, mas 3 dias atrás inventei de retocar a raiz e pra meu azar meu cabelo quebrou todo, caiu demais, está horroroso, muito ressecado. Achei estranho porque clareio há anos e nunca ficou assim, e eu só retoquei a raiz… enfim, queria saber se existe alguma reação do Imecap com a luzes. Obrigada!
Amanda, a gente não tem como examinar o seu cabelo e determinar qual foi a causa, mas achamos extremamente improvável que essa quebra tenha sido provocada pelo Imecap Hair. A ação do produto só acontece na raiz do cabelo, portanto da mesma forma que ele é incapaz de restaurar a parte do fio que cresceu antes do início do tratamento, ele também não seria capaz de provocar o ressecamento desse fio já crescido. Isso nos faz suspeitar que algo pode ter dado errado no procedimento de retoque das luzes (o produto pode não ser adequado para o seu cabelo, ter sido aplicado de forma incorreta ou ficado mais tempo em contato com os fios do que o indicado, por exemplo).
Ah sim… também acho pouco improvável ter sido devido ao Imecap, a profissional que alegou isso. Mas muito obrigada pelo retorno. Adoro seu blog! Parabéns!
Na dúvida a gente sempre aconselha conversar com um bom dermatologista (que pode examinar o quadro e dar um parecer profissional). E nós é que agradecemos pelo comentário! 🙂
É a segunda vez que tomo Imecap por conta própria e na minha opinião ajudou muito. Notei que muitos fios novos cresceram na região próxima à testa. Eu recomendo. Paguei 55 reais na drogaria do Carrefour. Não verifiquei nenhuma alteração e efeito colateral.
Eu tenho 17 anos, uso mega hair mas tenho vontade de deixar o meu cabelo natural mesmo. Meu cabelo está muito curto (acima da orelha), quebrado e ralo, não gosto de cabelos muito longos mas queria um caimento pelo menos até abaixo da orelha. Em 4 meses de tratamento com o Imecap e me alimentando bem eu consigo mais ou menos esse resultado?
Bruna, o crescimento do nosso cabelo é de cerca de 1,25 cm por mês, ou seja, em 4 meses ele cresceria mais ou menos 5 cm (variando um pouco de acordo com a genética de cada um). Se o seu cabelo estiver crescendo menos que o normal por conta da falta de algum nutriente presente na fórmula do Imecap Hair, pode ser que o produto ajude a restaurar a taxa natural de crescimento, mas não dá pra prever o quanto ele seria capaz de acelerar esse processo.
Estou usando Pantogar já vai fazer uns 6 meses, quero começar a usar Imecap Hair. Preciso parar de tomar o Pantogar antes de começar a usar o Imecap? Pois já vi em outro blog falando q não se pode parar de tomar o Pantogar de uma vez; como é recomendado tomar 3 vezes ao dia, disseram que antes de parar de tomar é recomendado que tome 2 por dia e depois 1 por dia, até parar de vez. Será que posso continuar tomando 1 por dia e tomar o Imecap junto, ou preciso parar de vez com o Pantogar antes? Esse é o ultimo mês que estou tomando.
Suelen, a bula do Pantogar não menciona nenhuma necessidade de fazer essa redução da dose ao final do tratamento. A gente sempre aconselha conversar com um médico antes de consumir vários suplementos alimentares simultaneamente, para avaliar se há algum risco de interação indesejada entre eles ou com outros medicamentos ou suplementos que você possa estar usando, ok?
Gostaria de saber se o método da inversão capilar com o uso do Imecap traz algum risco?
Bruna, a gente ainda está pesquisando sobre inversão capilar (deve ter post aqui no site sobre isso em breve – sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando tem conteúdo novo aqui).
Quando tomei Imecap não vi resultados, diferente de quando tomei Pantogar, que foram resultados visíveis. E ainda a posologia indicada é de 2 comprimidos por dia, e não somente um, o que torna uma caixa válida para somente 1 mês.
Oi, tenho alergia a corantes… Entrei em contato com a Pantogar e soube que ele possui, mesmo não sendo citado na bula. O Imecap Hair também tem?
Tem sim, Sarah (a cápsula contém dióxido de titânio, azorrubina, azul brilhante e amarelo de quinoleína).
Tomei uma caixa, já estou na segunda e meu cabelo cresceu quase 10 cm em 2 meses, cortei ano passado chanel e não crescia por nada até começar a tomar!
Oi! Meu cabelo está caindo do couro cabeludo e deixando um espaço entre três dedos. Achei que fosse o shampoo, então mudei, mas não deu resultado e continuou a cair. Então resolvi tomar um suplemento alimentar, mas não adiantou de nada. Olha, eu sou um pouco estressada e não me alimento bem, será que pode ser a causa da queda? E será que o Imecap Hair pode ajudar?
Meiriele, stress e má alimentação podem provocar queda de cabelo sim, mas geralmente nesses casos a queda é difusa (bem distribuída por todo o couro cabeludo). Se a sua queda for localizada (em uma ou mais áreas específicas da cabeça) é preciso procurar um dermatologista para ver se o prolema pode ter outras causas.