Chega de Queda!

Cetoconazol shampoo: anticaspa e anti queda?

Acredite: existe um poderoso agente anti queda de cabelo disfarçado de shampoo anticaspa numa farmácia perto de você. Para encontrá-lo, procure pelo seguinte codinome no rótulo do shampoo: Cetoconazol. Ou busque pelo seu nome comercial mais comum: Nizoral.

Não se trata de nenhuma novidade super revolucionária da ciência: desde os anos 80 ele já estava ali, nas prateleiras das farmácias e mercados, “camuflado” em produtos para outros problemas de saúde (talvez você já tenha até utilizado algum deles sem saber dos seus “poderes secretos”).

Imagem original: GS1Brasil

Para que serve o cetoconazol?

O cetoconazol é uma substância sintética com propriedades antifúngicas e antiinflamatórias, bastante utilizada em produtos para tratamento de micoses, caspa e dermatite seborreica, principalmente na forma de cremes, loções e shampoos.

A versão de uso sistêmico do cetoconazol (em comprimidos) só é receitada pelos médicos em casos de infecções severas, em que outros tratamentos não são possíveis ou eficazes, e com uma avaliação cuidadosa do estado de saúde do paciente. Isso porque, uma vez dentro da corrente sanguínea, a substância parece ser bastante agressiva para o fígado e as glândulas supra-renais. Vários países na Europa estão interrompendo o uso de comprimidos de cetoconazol devido a estes efeitos colaterais.

Já os produtos de uso tópico (aplicados externamente, como as pomadas ou shampoos) não permitem que o cetoconazol seja absorvido pelo organismo em níveis significativos, e portanto são considerados seguros.

E o que isso tem a ver com queda de cabelo?

Alguns estudos – e muitos usuários – já atestam a eficácia dos shampoos com cetoconazol em desacelerar o avanço da calvície e aumentar a densidade e o diâmetro dos fios, mas a ciência ainda não se sabe ao certo como isso acontece.

Uma das hipóteses mais aceitas se baseia no fato de que, além de agir como antifúngico, o cetoconazol é capaz de reduzir a produção e a atuação de alguns hormônios no nosso corpo, inclusive a testosterona e a sua variante mais associada à alopecia androgenética, a di-hidrotestosterona (DHT). Porém essa ação antiandrogênica (antagonista aos hormônios masculinos) só foi observada até hoje com o cetoconazol sistêmico (dentro do organismo). Ainda não existe comprovação científica de que a atuação superficial do produto no couro cabeludo seja suficiente para combater os efeitos do DHT nos folículos capilares.

Outra hipótese associa o efeito do cetoconazol à redução da oleosidade do couro cabeludo. O DHT é sintetizado em várias partes do nosso corpo, inclusive nas glândulas sebáceas que lubrificam o nosso cabelo, e é considerado bastante lipofílico, ou seja, se associa a substâncias oleosas com facilidade. Alguns profissionais acreditam que o sebo produzido pelas glândulas sebáceas do nosso couro cabeludo seria rico em DHT, e que remover o seu excesso significaria reduzir a quantidade da substância que possivelmente entraria no folículo e poderia afetá-lo.

Uma terceira possibilidade é a de que o cetoconazol ajudaria a combater quadros inflamatórios que possam estar inferferindo no ciclo de vida dos cabelos e gerando a queda excessiva.

O fato é que, seja qual for o mecanismo do seu funcionamento, os shampoos de cetoconazol têm ganhado bastante adeptos nos últimos anos. Existem vários relatos de bons resultados, principalmente quando os shampoos são combinados a outros tipos de tratamentos.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autoriza o uso do cetoconazol tópico apenas no tratamento de caspa, dermatite seborreica e ptiríase versicolor, portanto a sua indicação no tratamento da queda de cabelos é considerada off-label (o que não é necessariamente incorreto, segundo a própria Anvisa).

Como usar o shampoo de cetoconazol?

De modo geral, recomenda-se que o shampoo seja aplicado de duas a quatro vezes por semana, deixando o produto agir no couro cabeludo por dois a cinco minutos antes de enxaguar. Muitos usuários relatam que o uso do shampoo numa frequência maior do que quatro vezes por semana não aparenta ter qualquer efeito adicional, e pode na verdade acabar irritando o couro cabeludo, portanto não abuse!

Sempre vale lembrar: o ideal é sempre conversar com o seu médico para determinar o melhor esquema de tratamento para você (além de avaliar possíveis interações medicamentosas com outros produtos que você esteja utilizando, identificar qualquer contra-indicação e acompanhar a evolução do seu quadro).

Algumas possíveis reações ao cetoconazol tópico são irritação, coceira, alterações de oleosidade (couro cabeludo mais seco ou mais oleoso que o normal) e, em casos raros, alterações no aspecto dos cabelos (fios acinzentados, com tintura ou alisados/cacheados por processos químicos são os principais afetados nesses casos). Caso você tenha qualquer tipo de reação adversa, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.

Afinal de contas, vale a pena?

Apesar de a ciência ainda não ter desvendado exatamente como o cetoconazol atua, os resultados obtidos com o seu uso em pesquisas e por diversos usuários no mundo todo sugerem que ele pode ser um valioso aliado contra a queda de cabelos. Se você também sofre de caspa, melhor ainda: pode tratar dois problemas num tiro só 😀

Os shampoos de cetoconazol são de fácil acesso, não têm um custo alto (as versões genéricas estão disponíveis nas farmácias por preços a partir de R$ 20) e podem ser facilmente incorporados à rotina de cuidados pessoais de qualquer um.

Uma maneira de verificar a eficácia do produto para o seu caso específico (sempre com o aval do seu médico) pode ser testá-lo em apenas uma área da cabeça durante algum tempo, para comparar os resultados com a parte que não receber o shampoo de cetoconazol. Caso não haja nenhuma reação adversa e o produto apresente efeitos positivos, ele pode se tornar uma adição barata, não invasiva (sem cirurgias ou ingestão de remédios) e fácil de usar no seu arsenal anti queda de cabelos.

Você já usou?

Você já utilizou algum shampoo ou outro produto com cetoconazol? Como foi a sua experiência? Deixe um comentário e conte pra gente!